Crianças são operadas em mutirão de otorrinolaringologia do HGV

O objetivo é reduzir a fila de espera que atualmente chega a 300.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

20 crianças passaram por procedimento cirúrgico no mutirão de otorrinolaringologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Durante todo o sábado, uma equipe atendeu as crianças que aguardavam, há muito tempo, na fila por uma cirurgia de amígdalas e adenoide.

De acordo com a diretora geral do HGV, Clara Leal, o objetivo é reduzir a fila de espera que, atualmente, chega a 300 pacientes. “Esse atendimento faz parte de um planejamento do Hospital, que tem uma fila de espera grande em todas as especialidades. Priorizamos as crianças e a cirurgias que não possuem um custo elevado, pois somente o hospital está custeando estes procedimentos”, explica a diretora ao comentar que a pretensão do Hospital é realizar um multirão por mês.

“Estamos batalhando junto com o Ministério da Saúde para realizar também mutirão com essas especialidades que têm um custo maior”, informa Clara Leal.

O coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia, Bernardo Cunha, explica que o mutirão é voltado para crianças entre 3 e 8 anos, que precisam de cirurgia para retirada das amígdalas e adenoide. Segundo Bernardo Cunha, esse problema afeta muitas crianças e causa infecções recorrentes, como a febre reumática. “As cirurgias são simples. Após 24 horas na enfermaria, se os pacientes evoluírem bem, são liberados”, destaca Cunha.

A equipe do mutirão é composta por dois otorrinolaringologistas, dois anestesistas, equipe de enfermagem e apoio. A Clínica de Otorrinolaringologia do HGV dispõe de seis leitos, além de prestar atendimento ambulatorial, onde são tratados pacientes com coriza, sinusites, otite, amigdalite/faringite agudas, rinites e doenças otoneurológicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES