Cristãos e judeus celebram a Páscoa e a Pessach na Terra Santa nesta sexta-feira

Segundo os Evangelhos, o judeu Jesus foi traído poucas horas depois de ter compartilhado da tradicional ceia de Pessach.

Avalie a matéria:
Cristãos e judeus celebram a Páscoa e a Pessach na Terra Santa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JERUSALÉm, 6 Abr 2012 (AFP) -Os protestantes e os católicos que vivem na Terra Santa celebram nesta sexta-feira a Sexta-Feira Santa, enquanto que os judeus comemoram o Pessach, a Páscoa judaica.

Os cristãos da Igreja latina (católica romana) da Terra Santa e as Igrejas protestantes recordam o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo em Jerusalém.

Já a Pessach, uma das principais festas da comunidade judia, que dá lugar a vários rituais, recorda o êxodo do povo hebreu do Egito. Dura sete dias a partir do pôr do sol desta sexta-feira.

Segundo os Evangelhos, o judeu Jesus foi traído poucas horas depois de ter compartilhado da tradicional ceia de Pessach com seu discípulos. Foi condenado à morte por Pôncio Pilatos e obrigado a carregar a cruz até o local de sua crucificação, no monte Gólgota, fora das muralhas da cidade.

A cada Sexta-feira Santa, segundo dia do Tríduo pascal que terminará no domingo, milhares de cristão do mundo inteiro realizam uma peregrinação à Cidade Velha de Jerusalém, no setor oriental da maioria árabe ocupado por Israel desde junho de 1967.

Com a aproximação destas festas para os cristãos e os judeus, Israel anunciou o fechamento, de sexta a domingo, dos pontos de controle que permitem o acesso a seu território a partir da Cisjordânia ocupada, limitando o acesso apenas aos casos humanitários.

Como todos os anos, Israel autorizou a 500 cristãos da Faixa de Gaza a ir a seu território e à Cisjordânia ocupada durante a Páscoa.

Mais de 20.000 cristãos da Cisjordânia receberam uma permissão especial para visitar Jerusalém até o final da próxima semana, segundo um comunicado militar.

Os cristãos representam mais de 18% da população da Terra Santa em 1948, data da criação do Estado de Israel, mas atualmente são apenas 2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES