Cruz Vermelha resgata 11 corpos que podem ser de deputados reféns na Colômbia

Cruz Vermelha resgata 11 corpos que podem ser de deputados reféns na Colômbia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Miss?o do Comit? Internacional da Cruz Vermelha (CICV) resgatou 11 corpos no sudoeste da Col?mbia e que aparentemente s?o dos ex-deputados regionais seq?estrados pelas For?as Armadas Revolucion?rias da Col?mbia (Farc) em 2002 e mortos em cativeiro em junho ?ltimo.

"J? est?o em nosso poder 11 corpos" que ser?o levados a Cali, capital do sudoeste do departamento (estado) de Valle del Cauca, "o mais breve poss?vel", confirmou hoje ? Ag?ncia Efe o porta-voz da organiza??o humanit?ria, Yves Heller.

"Temos que organizar o transporte em helic?ptero", acrescentou Heller, que disse ainda acreditar que "amanh? ? tarde" os corpos poder?o estar em Cali.

Evidentemente, "n?o podemos confirmar a identifica??o" dos restos mortais, j? que este ? um trabalho que "ter? de ser feito pela comiss?o de legistas internacional", explicou o porta-voz.

No entanto, ressaltou que os "corpos foram encontrados no local indicado" pelas Farc ? Miss?o do CICV, que desde a ?ltima segunda-feira deu in?cio aos trabalhos de busca dos legisladores.

O porta-voz comentou que "os trabalhos de resgate foram realizados em circunst?ncias muito dif?ceis".

Quando questionado pela Efe se o CICV dava por conclu?da a opera??o, Heller se limitou a declarar que "ainda falta o traslado a Cali" e a identifica??o posterior dos corpos.

Na quinta-feira ? tarde, o CICV informou sobre a recupera??o de um corpo, e na sexta-feira, de outros quatro.

A miss?o da organiza??o humanit?ria, acompanhada pelo ex-ministro colombiano de Minas e Energia ?lvaro Leyva, partiu na segunda-feira passada ? ?rea indicada pelas Farc para fazer o resgate.

As Farc seq?estraram 12 deputados da Assembl?ia regional de Valle del Cauca em 11 de abril de 2002. Onze deles morreram 18 de junho passado em um "fogo cruzado" com um grupo militar n?o identificado, segundo a Cruz Vermelha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES