Cuidados são necessários para evitar golpes na Black Friday

No entanto, são necessários cuidados para não cair em golpes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos brasileiros estão ansiosos pela Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (23). A data, que movimenta consumidores e lojistas em todo o país, é uma oportunidade de realizar compras com descontos, naquele que é o maior saldão de produtos do comércio brasileiro. No entanto, são necessários cuidados para não cair em golpes, principalmente quando se pretende comprar pela internet. 

No ano passado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) registrou 1,4 mil reclamações de consumidores insatisfeitos, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, sendo que, 31% delas diziam respeito a ofertas não cumpridas.  Mesmo diante desta realidade, a maioria dos brasileiros pretende aproveitar a Black Friday para fazer compras com descontos. Pesquisa realizada pelo site comparador de preços e produtos Zoom, com 9 mil pessoas, mostra que 58% dos entrevistados afirmam ter feito uma reserva financeira para aproveitar as ofertas. 

A advogada Gisela Freitas alerta que alguns cuidados são necessários para não cair em nenhum golpe, nesta data. Ela aconselha o consumidor a ficar atento a sites que trazem ofertas de empresas desconhecidas. "Nestes casos, antes de fazer a compra, é necessário buscar informações sobre o fornecedor, isso evita que o consumidor caia em armadilhas e pague por um produto que ele pode não receber", alertou. Esse tipo de informação pode ser adquirida tanto na plataforma pública quanto nos diversos sites destinados à avaliação de lojistas e prestadores de serviços, como o ReclameAqui, por exemplo. É importante ainda verificar se a empresa possui endereço físico.

Outra dica da advogada é que o consumidor ligue o alerta diante da discrepância de preços. Por precaução, é importante evitar sites com preços muito abaixo do mercado e que só recebam o pagamento por meio de boleto. "A chance de ser fraude é bem maior, nestes casos", disse Gisela. Caso o site ofereça telefone ou chat, uma dica importante é que o consumidor entre em contato e faça perguntas como teste. Neste caso, o consumidor deve ficar atento se as respostas são realistas.

É necessário ainda que o consumidor tenha antivírus, antispyware, firewall e outras ferramentas instaladas no computador, para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações confidenciais. É importante ainda evitar fazer a compra em computadores públicos, para garantir a segurança dos seus dados. Vale lembrar que é possível realizar a transação ainda por smartphone ou tablet.

Gisela Freitas afirma que os consumidores não devem perder a chance de adquirir o tão sonhado produto, por medo de cair em fraudes. "Se o consumidor tomar as medidas de segurança necessárias, não há risco de golpes", garantiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES