Culinária brasileira tem sabor marcante e impulsiona o turismo

As cidades de Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Parati são notáveis pela singularidade de suas culinárias

Culinária brasileira impulsiona o turismo | Renato Soares/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rica e diversificada gastronomia brasileira tem se destacado cada vez mais como um forte atrativo para o turismo, cativando visitantes do mundo todo com suas influências regionais e ingredientes exóticos. As cidades de Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Parati são notáveis pela singularidade de suas culinárias e foram reconhecidas pela Unesco, integrando a Rede Brasileira de Cidades Criativas na categoria Gastronomia.

Belém – Um Tesouro Gastronômico na Amazônia:

Belém, localizada no Norte do Brasil, é considerada um verdadeiro tesouro gastronômico. Suas raízes amazônicas encantam os visitantes com pratos como Tacacá, uma sopa quente à base de tucupi, maniçoba, vatapá, jambu, açaí e uma variedade de peixes e frutos regionais. A gastronomia paraense reflete a fusão de raízes indígenas, africanas e portuguesas, combinando ingredientes naturais provenientes da exuberante fauna e flora amazônica. Desde 2015, Belém ostenta o título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco, promovendo o desenvolvimento sustentável e sendo reconhecida como referência mundial na culinária.

Belo Horizonte – A Abundância da Mesa Mineira:

A mesa mineira é famosa por sua abundância e variedade. Em Belo Horizonte, os visitantes são agraciados com uma ampla gama de pratos deliciosos, incluindo feijão tropeiro, pamonha, queijo minas, pão de queijo, broa de fubá, doce de leite, tutu, angu de milho e outros, cada um com um sabor único que encanta o paladar. O feijão tropeiro se destaca entre os visitantes, sendo o prato preferido por 46,2% do público, conforme o Observatório do Turismo de Belo Horizonte em 2023. A gastronomia da capital mineira é enraizada nas culturas indígena, africana e portuguesa e também detém o título de Cidade Criativa da Unesco na categoria Gastronomia.

Florianópolis – Sabores da Ilha da Magia:

A ilha da magia, Florianópolis, no Sul do Brasil, oferece pratos fantásticos à base de frutos do mar frescos, como Moqueca de Camarão e Tainha Assada, verdadeiras iguarias que encantam o paladar. A gastronomia florianopolitana é caracterizada pela fusão de sabores e pela preservação dos ingredientes locais. A Moqueca de Camarão é um dos pratos emblemáticos, combinando camarões frescos, peixe, cebola, pimentões e tomate em um caldo de leite de coco e azeite de dendê, refletindo a herança açoriana e indígena da ilha. Integrando a Rede de Cidades Criativas desde 2014, Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil, famosa por suas ostras frescas e saborosas cultivadas em águas limpas ao redor da ilha.

Parati – Culinária Autêntica com Raízes Caiçaras:

Parati, cidade localizada no Rio de Janeiro, oferece uma gastronomia autêntica enraizada na cultura caiçara, com influências históricas da época colonial. Os pratos, como o peixe à cambucu e a bananinha de Parati, refletem a autenticidade e os sabores únicos da região. O peixe à Cambucu, feito geralmente com robalo ou dourado, cozido com banana-da-terra, leite de coco, azeite de dendê e temperos regionais, é uma combinação harmoniosa de sabores tropicais que remetem à herança indígena e africana. Além de sua culinária, Parati é palco de diversos eventos gastronômicos ao longo do ano, celebrando a rica tradição culinária da cidade e promovendo a sustentabilidade, um dos pilares da Rede de Cidades Criativas desde 2017, na categoria gastronômica.

A gastronomia brasileira continua atraindo viajantes em busca de experiências autênticas, transformando o ato de comer em uma jornada de descobertas culturais. As quatro cidades reconhecidas pela Unesco são verdadeiros tesouros que revelam a riqueza da gastronomia brasileira. Por meio do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, o Ministério do Turismo busca valorizar as tradições culinárias de cada região, proporcionando aos turistas uma verdadeira imersão na cultura local por meio da culinária. O programa inclui festivais, roteiros gastronômicos e a promoção de produtos regionais, fomentando a economia de cada região e consolidando o Brasil como um destino gastronômico de destaque.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES