Cultura árabe é tema de feira em escola do Estado

Cultura árabe é tema de feira em escola do Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 900 alunos est?o participando, durante toda esta sexta-feira, 26, na Unidade Escolar Benjamin Batista, da II Feira da Cultura ?rabe, que nesta edi??o trouxe o tema Avan?ando Fronteiras, Revivendo a Hist?ria: O Brasil sob o Olhar do Mundo ?rabe.

O objetivo principal da Feira ? pensar sobre a cultura ?rabe com suas contribui?es, tendo como perspectiva a forma??o de produtores de novos conhecimentos, no contexto das transforma?es do mundo atual.

A exposi??o conta com aproximadamente 104 estandes com os mais variados temas, dentre eles: medicina ?rabe; hist?ria do arroz, caf?, vidro, p?lvora e ?lcool; as mil e uma noites; magia ?rabe; dan?a do ventre; trigonometria; xadrez e dados estat?sticos; religi?o; a imortalidade da alma e a vida eterna e outros.

O professor Evandro Sousa, um dos organizadores da feira, arriscando uma express?o na l?ngua ?rabe, Ahlan va sahlan, que significa sejam bem-vindos, afirmou ser um privil?gio para a unidade recepcionar mais uma edi??o da Feira de Cultura ?rabe. ?A cultura ? uma ponte entre n?s e outras civiliza?es. E isso ? verdade especialmente no Brasil, onde existem grandes col?nias de imigrantes. H? uma combina??o entre as diferentes culturas dos imigrantes e a brasileira. Os nossos alunos est?o tendo a oportunidade de conhecer e reconhecer o quanto s?o profundas as ra?zes ?rabes no Brasil, influ?ncia que veio muito antes dos primeiros imigrantes?, disse.

Na oportunidade, o supervisor da escola Benjamin Batista, Osvaldo Pierote, disse que "a feira ? uma oportunidade de divulgar a enorme influ?ncia que a cultura ?rabe tem e teve junto ? sociedade brasileira, especialmente no Estado de S?o Paulo, onde se concentrou o maior contingente da imigra??o ?rabe no nosso pa?s?. Ele lembrou que, aqui, esses imigrantes e seus descendentes transferiram seus costumes, h?bitos e muito de sua cultura para o Brasil.

A feira vai oportunizar o encontro de alunos das v?rias s?ries da Educa??o B?sica, no conhecimento das diversas ?reas de contribui?es da cultura ?rabe para o Brasil a partir das contribui?es em sala de aula. ?Aprendemos muito com esse trabalho, estudamos muito. Gostei muito da exposi??o das maquetes?, declarou Francisca Mendes, do 2? ano. ?Pois eu gostei mais da culin?ria, matem?tica ?rabe e hist?ria do vidro?, disse Willamis Campelo, tamb?m do 2? ano.

A II Feira Cultural ser? aberta ao p?blico para visita??o nesta sexta-feira e vai disponibilizar aos visitantes um pouco do que h? de melhor da milenar cultura ?rabe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES