Cultura do Piauí é destaque em Brasília

O estande do Piauí montado no evento atraiu diversos visitantes que tiveram a oportunidade de degustar produtos típicos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cultura e o artesanato piauienses estiveram presentes, em Brasília, durante o III Congresso Consad de Gestão Pública, que reuniu 1.700 pessoas do Brasil e de outros países, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no período de 15 a 17 deste mês. O estande do Piauí montado no evento atraiu diversos visitantes que tiveram a oportunidade de degustar produtos típicos do Estado e ver apresentações de artistas piauienses.

O estande foi organizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social Nação Piauí e a Secretaria da Administração, através da Diretoria de Modernização. Foram mostrados peças artesanais, como a cerâmica da Serra da Capivara, redes, tapetes, esculturas e produtos como castanha de caju, doces, bolos de farinha de babaçu com chocolate e a tradicional cajuína, que fez muito sucesso entre os participantes do evento.

A reitora da Universidade Estadual de Alagoas, Lardinege Fernandes, visitou o estande e degustou produtos típicos. Disse ainda que gostou de tudo que o Estado mostrou, como o trio de sanfoneiros, os Irmãos Albino. ?Foram atividades que dão visibilidade às riquezas do Estado. Estão de parabéns.?

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Sérgio Ruy Guerra, visitou o estande em companhia do governador Wellington Dias, da secretária Regina Sousa e do superintendente do Escritório de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John. Sérgio Ruy disse que há um grande interesse do Brasil em conhecer o Piauí, um dos Estados que têm uma excelente administração. ?E tem ainda uma cultura muito forte e bonita e uma história integrada com todas as lutas de libertação do Brasil, que só contribui para o sucesso do congresso?, disse.

Sérgio Ruy afirmou que a secretária Regina Sousa é uma das principais forças dentro do Consad, pois tem uma atuação longa e muito positiva. ?E, para nós, é uma satisfação ter o Piauí participando do nosso evento.?

Em Brasília, vivem cerca de 300 mil piauienses. Segundo o agente cultural Aldar Campos Braga, eventos como o Congresso do Consad são interessantes, porque trazem lembranças do Estado para quem vive longe. Além dos produtos, um vídeo mostrou as belezas do Estado para quem visitou o estande. As artesãs piauienses Márcia Andrade e Marcilene Pires mostraram joias artesanais em prata e opala. Márcia Andrade destacou que o evento dá oportunidade às pessoas de expor o que produzem e de divulgação e de contato com pessoas de outros Estados.

Para a presidente da Nação Piauí, Raimunda Costa, esse tipo de divulgação do Estado vem dando certo e a prova é que os próprios artistas procuram a ONG para se apresentar em eventos do Piauí. Raimunda Costa informou que os artistas que estiveram no III Congresso já foram convidados para novas apresentações. Participaram do evento os cantores Socorro (MPB), Jabes Aguiar e Rejane Mandel (líricos), Irmãos Albino e Sivuquinha (Forró).

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Penna, visitou o estande do Piauí e recebeu uma cesta de produtos típicos do Piauí das mãos da secretária Regina Sousa. O estande ficou sob a responsabilidade da equipe da Nação Piauí e da assessora da Secretaria da Administração, Lorenna Veruska Macedo, que selecionou os produtos e as peças artesanais para o evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES