Cultura Negra Estaiada na Ponte abordará Liberdade Religiosa

Sétima edição acontece no dia 24 de agosto.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma tradição em Teresina, o Cultura Negra Estaiada na Ponte vai abordar, no dia 24 de agosto, o tema "Liberdade Religiosa". Um evento de primordial importância, pois, embora constitucionalmente o Brasil seja um estado laico, o preconceito e intolerância perseguem as religiões de matrizes africanas. E com a ideia de promover a igualdade e inclusão social dos povos dessa matriz, o Cultura Negra pretende mostrar uma das grandes expressões do país e revelar a capacidade de produção desses grupos, oriundos dos terreiros.

O evento será no Parque Nova Potycabana, às 16 horas, aberto para toda sociedade. O Pai Rondinele de Oxum, vice-coordenador do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira/CENARAB,     comenta sobre a proposta do evento. 

“Teresina, hoje, é o quarto estado que mais violenta comunidades tradicionais de matrizes africanas. Então,      este ano, o tema vem retratar exatamente sobre isso, os casos de intolerância religiosa no Estado do Piauí”,     disse.

Pai Rondinele de Oxum - Crédito: José Alves Filho

No sábado, 24, a proposta inicia com a caminhada do axé, concentração no Parque Potycabana, às 16 horas, seguindo em direção ao estacionamento da Ponte Estaiada, onde acontecem apresentações artísticas e feira de produtos afros e o resultado da final do Festival. Ainda segundo pai Rondinele, o evento vem se consolidando com o decorrer dos anos.

"A cada ano, o evento se consolida com aquilo que o Brasil tem de mais expressivo, que são as religiões de matriz africana, e essa edição, em especial, vamos falar de um assunto de extrema importância, que é o fim da intolerância religiosa e racial", afirma Pai Rondineli de Oxum. (A.S.)

Crédito: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES