Cura gay será discuta na Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados discute permissão para psicólogos praticarem a cura gay

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pedido da deputada federal aliada dos LGBT Erika Kokay (PT-DF), está agendada para esta terça-feira, 6 de novembro, às 14h30, uma Audiência Pública na Comissão de Seguridade Social e Família, com o tema "Discutir o exercício profissional do psicólogo, a ética e o respeito à homoafetividade". O evento será realizado no Plenário 07 da Câmara dos Deputados e pretende discutir a chamada ?cura gay?.

" width="650" height="300" alt="Cura gay será discuta na Câmara dos Deputados">

Em seu requerimento, a deputada se posiciona contra as terapias que prometem curar homossexuais de sua sexualidade. ?A norma editada pelo Conselho Federal de Psicologia tem o objetivo claro e incontestável de vedar que os conhecimentos técnicocientíficos das pessoas habilitadas a exercerem essa atividade profissional possam ser utilizados para transformar em doença a homoafetividade das pacientes ou dos pacientes?, lembra a parlamentar.

Ainda segundo ela, ?permitir que o exercício da profissão de psicólogo possa servir para oferecer ajuda, tratamentos e terapias às pessoas para que mudem a orientação sexual, além de incompatível com a ética profissional, seria um engodo e uma clara manifestação de intolerância, movida pelo preconceito e por uma visão conservadora de cunho homofóbico?. As terapias de ?cura? gay vão ser discutidas motivadas pelo PDC 234/201, que visa sustar a Resolução nº 001/99 do Conselho que proíbe tais tratamentos.

Foram convidados para a Audiência Humberto Cota Verona, presidente do Conselho Federal de Psicologia; Samia Rodrigues Ramos, presidente do Conselho Federal de Serviço Social; Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; e Joaquín Molina, representante no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde e da OMS- Organização Mundial da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES