Curso capacita pedreiros para construção de cisternas em Pimenteiras-PI

A capacitação aconteceu entre os dias 19 a 24 de maio, na propriedade do casal de agricultores Lourival Rodrigues e Rosilene Evaristo em Pimenteiras

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT) realizou uma capacitação com a presença de 30 pedreirosas da região de Pimenteiras (PI) para construção de cisternas de placas. A capacitação dos trabalhadoresas vai contribuir para agilizar as construções de mais 177 cisternas-calçadão e enxurrada para famílias agricultoras nos municípios de Pimenteiras e Lagoa do Sítio. Essa ação é executada através do Programa Uma Terra e Duas Águas, o P1+2, desenvolvido pela Articulação no Semi-árido ? ASA e executado na região pela EFPT, financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social/MDS.

A capacitação aconteceu entre os dias 19 a 24 de maio, na propriedade do casal de agricultores Lourival Rodrigues e Rosilene Evaristo, na comunidade de Gracilandia, município de Pimenteiras. No encerramento do curso, os participantes receberam da diretoria da EFPT, o certificado de conclusão que os habilitava a desenvolver a construção de Cisternas.

De acordo com Genival Araújo, coordenador do projeto, o curso foi promovido com a intenção de qualificar e empregar a mão de obra local. ?Dentro dessa dinâmica os pedreiros saem do curso aptos a construir e manter as cisternas em funcionamento, com um conhecimento da tecnologia de convivência com o semiárido?, explicou Genival. Segundo o instrutor do curso, Antonio Rodrigues Carvalho, a turma de pedreiros foi bem desenvolvida e eles aprenderam não somente a construir as cisternas de enxurrada e calçadão, mas também aprenderam sobre diversos temas relacionados com segurança alimentar.

Seu Lourival, dono da propriedade de 20 hectares onde foi construída uma das cisternas do curso, afirmou que para ele e para sua família essa construção é muito importante. ?Um forma nova de aproveitar a água da chuva e usar na nossa plantação e na criação, vai com certeza melhorar a nossa terra porque aqui a falta de água é um grande problema? conclui o agricultor.

Participaram muitos pedreiros que também são agricultores, como dona Aurilene Gomes da Silva, a única mulher da turma, que é trabalhadora rural desde os 11 anos de idade, e adquiriu mais uma profissão para complementar a renda da família. José Iran Ferreira é um jovem trabalhador rural, que pela primeira vez participou do curso e achou que as cisternas são de fundamental importância para a região em que vive.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES