Curso se capacitação da SASC começa hoje

O treinamento aborda o Sistema de Acompanhamento e Gestão do Projovem Adolescente, o SISJOVEM. Os beneficiados com o programa são os trabalhadores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

178 municípios piauenses recebem capacitação em Assistência Social. O curso é promovido pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), a iniciativa começa hoje e deve se estender até amanhã (04). O treinamento aborda o Sistema de Acompanhamento e Gestão do Projovem Adolescente, o SISJOVEM. Os beneficiados com o programa são os trabalhadores e gestores em Assistência Social que executam sua atividade nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada cidade do Piauí.

A participação dos vários representantes no encontro foram distribuídas em ordem alfabética. No curso os esclarecimento e as informações para gestores, serão repassadas para os municípios iniciados com as letras de ?A? a ?J? no dia 03, e para os municípios iniciados com as letras de ?L? a ?W?, no dia 04. Nos dois dias, a capacitação ocorrerá no auditório da Sasc, nos turnos de manhã e tarde.

O SISJOVEM representa uma importante ferramenta que disponibilizará aos gestores da assistência social informações minuciosas sobre a execução do Projovem Adolescente em seus municípios. O programa abrangerá informações sobre coletivos, profissionais, atividades, jovens e freqüência dos jovens ao serviço.

A secretária estadual de Assistência Social Gilvana Gayoso abordou que o programa pretende formar um banco de dados com informações a respeito de idade, tempo na escola, família, delitos, e outros pontos que possam identificar qualitativamente os jovens inscritos na ação. ? O SISJOVEM servirá de monitoramento da juventude piauiense, esses dados são importantes porque enfatizam os critérios que melhoram a qualidade de vida da juventude e agrega ao estado e municípios subsídios de cuidados com esse público?, apontou a Gayoso.

A responsável pelas políticas públicas para juventude no estado, destacou a importância do treinamento para os assistentes sociais e conselheiros. Gilvana ressaltou que com o monitoramento é possível atribuir aos cadastrados atividade produtivas que os distanciam da marginalidade e do caminho das drogas ou outros entorpecentes.

? Os jovens são distribuídos em grupos de 25 pessoas e participam de inúmeras atividades físicas e pedagógicas?, reiterou. Dentre as atividades constam de capoeira, dança, judo e também o acompanhamento e reforço escolar, visto que o programa é voltado para a questão educacional.

Gilvana Gayoso reportou que a importância desse treinamento para os municípios se dará no ponto em que os gestores terão plena autonomia e conhecimento do programa principalmente processo de atualização de cadastros ?As pessoas receberão todo o apoio técnico e de operacionalização do softwere, assim como as questões de execução operacional?, situou a secretária. O Programa foi implementado no Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 2009 e deve ser concretizado até o fim deste ano.? (T.T.) .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES