Balneário Curva São Paulo terá projeto de arborização pela Prefeitura de Teresina

epois de cair no esquecimento, a Prefeitura de Teresina agora tenta revitalizar o balneário Curva São Paulo

Na primeira etapa do projeto, o local recebeu mais de 160 mudas de árvores | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O balneário Curva São Paulo receberá um projeto de revitalização que envolve mudanças paisagísticas e reorganização comercial local. Na primeira etapa, o balneário recebeu 160 mudas de mais de cinco espécies frondosas.

A plantação foi realizada através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste). O projeto geral de revitalização da Curva São Paulo é uma parceria da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sudeste (SDU) e da Secretaria de Economia Solidária de Teresina (Semest).

Inaugurado em 2007, o balneário Curva São Paulo foi uma obra da Prefeitura Municipal de Teresina criada para ser uma importante área de lazer para a população. No entanto, sucessivas enchentes entre 2009 e 2011 tiraram do local boa parte do seu público e o balneário caiu no esquecimento.

O presidente da Associação da União dos Barraqueiros da Curva São Paulo, Luís Alves, afirma que o local jamais deixou de funcionar. ?Com a perda de público, nossos antigos parceiros pararam de nos apoiar, ficaram desacreditados e fomos abandonados. Mas o nosso público, que vive aqui na região, continua frequentando.

Estamos agora brigando por uma reforma no local, melhorando os quiosques e, principalmente, os banheiros. A segurança é algo que também precisa melhorar por aqui?, disse o presidente, que procura organizar eventos para atrair novamente outros públicos.

Plano de negócios faz parte da revitalização

A segunda etapa do projeto de revitalização do balneário Curva de São Paulo envolve toda a organização social, circulação e apoio a eventos através de um plano de negócios. De acordo com o secretário da Secretaria de Economia Solidária de Teresina (Semest), Olavo Braz, o grande entrave do balneário não diz respeito apenas aos prejuízos das enchentes, mas da falta de um plano de negócios estruturado. O primeiro momento do plano de negócios terá a avaliação do funcionamento dos bares e restaurantes.

?Basicamente é preciso haver uma organização e um adaptação das diferenças entre bar e restaurante, o que cada um vai oferecer e, assim, estimular que haja um foco e boa variedade de produtos e serviços diferentes entre os estabelecimentos?, disse o secretário.

Em outra etapa da revitalização, outros serviços de utilidade pública poderão ser instalados no local. O presidente da associação de barraqueiros, Luís Alves, discorda do plano de negócios proposto pela prefeitura, afirmando não condizer com o perfil do balneário. ?Eles querem que a Curva São Paulo seja uma coisa muito chique e os nossos clientes são muito populares. Eles querem reduzir a quantidade de bares e restaurantes e nós ficamos sem saber para onde vão os ou-tros barraqueiros?.

O secretário Olavo Braz esclarece que o plano, na verdade, é apenas uma sugestão com orientações para que os barraqueiros tenham base para tomar suas próprias decisões. ?Eles estão com o plano em mãos para análise, sendo apenas uma sugestão em forma de consultoria, mas que deve ser reconstruído e executado de forma democrática?, destaca o secretário.

Prefeitura quer emancipar barraqueiros

O presidente da associação cobra mais ações da Prefeitura Municipal de Teresina, no sentido de melhorar a estrutura da Curva São Paulo, com reforma e intensificação da segurança, entretanto, a proposta do município é oferecer subsídios para que eles sejam independentes.

O secretário Olavo Braz ressalta que o objetivo é a emancipação dos empreendedores, para que eles sejam articulados. ?Os barraqueiros precisam se emancipar, e o projeto proposto não visa a tutela pela prefeitura, na verdade, é uma forma de orientar e apoiar?, finalizou Olavo Braz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES