Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo

Empresa que elaborou ranking com as rotas mais 'traiçoeiras' diz que 'um passo em falso resulta em morte quase certa'

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma rota torna-se perigosa quando se depara com pelo menos um desafio durante a condução. No entanto, quando múltiplas dificuldades se encontram em um mesmo percurso, guiar por essa rota se transforma em um verdadeiro feito de habilidade ao volante. Desde curvas fechadas até passagens estreitas e precipícios vertiginosos, diversos elementos têm o poder de converter um simples passeio por estrada em uma experiência genuinamente angustiante. 

Nesse contexto, a empresa Stress Free Car Rental, especializada em aluguel de veículos no Reino Unido, desenvolveu uma classificação das rotas consideradas as mais desafiadoras globalmente. Da região montanhosa do Paquistão à cordilheira dos Andes na Argentina, esses itinerários se destacam por terem testemunhado um número significativo de acidentes e gerado considerável apreensão entre condutores e passageiros. 

1. Skippers Canyon Road, Nova Zelândia

Com 22 quilômetros de estradas estreitas e serpenteantes, curvas fechadas e declives íngremes que cortam um desfiladeiro, essa estrada ocupa o topo da lista das rotas mais perigosas para se dirigir. Localizada no sudoeste da Ilha Sul da Nova Zelândia, foi esculpida manualmente por mineiros em 1890, e diversos trechos permanecem sem pavimentação desde então.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

Apesar de oferecer vistas panorâmicas do desfiladeiro e do rio Shotover, aqueles que se aventuram a percorrê-la devem estar preparados para sentir o coração na boca durante a maior parte da viagem. Isso se deve ao fato de que a estrada serpenteia ao longo de encostas íngremes e penhascos, sem a presença de guard rails, aumentando a possibilidade de deslizamentos de rochas e terra.

2. O caminho dos caracóis, Chile

A Rota Internacional 60, situada no Chile, apresenta um trecho renomado como o "Caminho dos Caracóis", que atravessa a majestosa Cordilheira dos Andes. Reconhecida por suas curvas serpenteantes e pelas panorâmicas deslumbrantes da cordilheira, essa rota atinge uma altitude de 3,9 mil metros. A estrada exibe inclinações íngremes, com inúmeras curvas fechadas e acentuadas. Durante o inverno, a dificuldade atinge um novo patamar devido à presença de neve e gelo. Além desses desafios, a rota opera como um ponto de fronteira internacional, resultando em um tráfego regular de caminhões de grande porte.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

3. Passagem da Serpente, Inglaterra

A Passagem da Serpente, situada na Inglaterra, compreende uma rota que se estende por cerca de 58 quilômetros, conectando as cidades de Sheffield, localizada no condado de South Yorkshire, e Glossop, no condado de Derbyshire. O terreno é caracterizado por suas ondulações e sinuosidades, serpenteando através das típicas paisagens montanhosas do interior inglês, repletas de vales, colinas e vegetação exuberante.

Embora seja mais popular entre motociclistas do que motoristas, essa rota apresenta curvas acentuadas e fechadas, cúspides cegas e, durante a estação invernal, pode se encontrar coberta de neve e gelo. Com frequência, permanece fechada por cerca de 70 dias ao longo do ano devido a condições climáticas adversas, como nevascas e deslizamentos de terra.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

4. Estrada do Desfiladeiro de Taroko, Taiwan

A Estrada do Desfiladeiro de Taroko representa uma rota cênica que atravessa o espetacular Parque Nacional de Taroko, localizado em Taiwan, celebrado por sua beleza natural e notáveis formações geológicas. Estendendo-se por quase 20 quilômetros, ela integra uma rede mais ampla de trajetos na área, destacando-se internacionalmente por seus túneis escavados nas montanhas.

Se não fosse pela natureza desafiadora da jornada, essa experiência seria um autêntico sonho. De um lado, a estrada serpenteia por cânions profundos, rios de águas cristalinas e cachoeiras que parecem saídas de um conto de fadas. De fato, ao longo do percurso, diversas trilhas, pontos de observação e atrações esperam por exploração, incluindo a impressionante Porta de Mármore e a elegante Ponte da Cascata Changchun.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

Entretanto, por outro lado, os viajantes devem enfrentar trechos estreitos, ocasionalmente congestionados, subidas íngremes e, em alguns dias, áreas envoltas em neblina. Partes da estrada frequentemente se tornam impraticáveis devido a chuvas intensas e a tufões que provocam deslizamentos de terra.

5. Fairy Meadows Road, Paquistão

A Rota das Fairy Meadows, também conhecida como Prados das Fadas, localizada no Paquistão, é uma via que conduz a uma região de prados verdejantes e vistas deslumbrantes nas encostas do Nanga Parbat, a nona montanha mais alta do mundo. Com uma extensão de 16 quilômetros, ela estabelece uma ligação entre a rodovia Karakoram e a vila de Tato.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

Há diversos fatores que precisam ser levados em consideração. Em primeiro lugar, esta não é uma rota moderna, mas sim uma estrada antiga e sem pavimentação, o que pode tornar a condução desafiadora devido à sua estreiteza e às curvas sinuosas. É importante notar que o acesso é restrito, e em muitos casos, como durante períodos de neve ou chuva intensa, os veículos não são autorizados ou são aconselhados a estacionar em locais designados, continuando o percurso a pé.

6. Paso de Zoji La, Índia

Situado a 3,5 mil metros acima do nível do mar, o Paso de Zoji La é uma rota montanhosa localizada na região de Caxemira, no norte da Índia. Ela estabelece uma ligação entre Srinagar, a capital dos Territórios da União de Jammu e Caxemira, e a cidade de Leh, situada na região de Ladakh, cruzando assim os imponentes Himalaias.

Apesar de ter uma extensão de menos de 10 quilômetros, essa passagem pode parecer uma jornada de 100 quilômetros devido à sua extrema dificuldade. A estrada é estreita e sinuosa, serpenteando por terrenos íngremes com curvas acentuadas. No ponto mais alto, a uma altitude de 3528 metros, a falta de oxigênio pode ser sentida, especialmente por aqueles não habituados às condições climáticas de altitude.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

Desprovida de barreiras de proteção e com manutenção precária, a rota enfrenta uma série de desafios, incluindo o risco iminente de deslizamentos de rochas e avalanches, devido às características geológicas da região. Devido a essas dificuldades, a estrada geralmente permanece acessível somente durante os meses de verão.

7. Sani Pass, África do Su

A última posição no ranking é ocupada pelo Paso de Sani, localizado na África do Sul. Situada na região de KwaZulu-Natal, essa é uma rota de montanha que alcança uma altitude de 2865 metros em seu ponto mais elevado, sendo notoriamente reconhecida como um dos trajetos mais perigosos e impressionantes do continente africano.

Apesar de ter menos de nove quilômetros de comprimento, sua paisagem íngreme e acidentada a torna extremamente desafiadora. A estrada, não pavimentada, atravessa o coração de Drakensberg, uma cordilheira caracterizada por terrenos inclinados, declives acentuados e curvas fechadas. Com passagens estreitas, cruzamentos de riachos e quedas d'água, a travessia exige habilidade, especialmente ao conduzir um veículo 4x4.

Curvas fechadas e precipícios: quais são as sete estradas mais perigosas do mundo - Foto: Reprodução

As vistas panorâmicas que revelam vales e penhascos são um dos atrativos que motivam as pessoas a enfrentarem essa jornada arriscada. Devido ao terreno acidentado e às condições climáticas em constante mutação, deslizamentos de rochas e avalanches ocorrem com relativa frequência. Se você prestar atenção, poderá identificar vestígios de veículos que não conseguiram completar o percurso até o fim.

(Com informações do O Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES