CVV realiza curso de prevenção ao suicídio para a comunidade

Ação visa aumentar os trabalhos de prevenção em toda a comunidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Valorização a Vida inicia nesta sexta-feira (08), a primeira aula do Curso de treinamento do Caminho de Valorização da Vida. A ideia do curso é levar para a comunidade em geral o conhecimento que os voluntários do CVV adquirem durante sua atuação de atender e fornecer uma apoio e suporte para pessoas com problemas, ajudando a prevenir o suicídio. As aulas acontecem nos dias 08, 09 e 10 de março, no posto de atendimento do CVV em Teresina.

Eyder Mendes, voluntário do CVV no Piauí e coordenador de comunicação, fala que o curso beneficiará o trabalho de prevenção ao suicídio. “Agora, além dos voluntários que já atuam no atendimento por telefone e no seu dia a dia, poderemos contar com membros da própria comunidade aptos a tratar de casos e situações que aconteçam na sua rotina, onde é preciso saber escutar uma pessoa” , comenta Eyder.

Ele destaca ainda que esse é apenas o primeiro passo para o trabalho de evolução das atividades do CVV. "Antes, nós estávamos focados no treinamento dos nossos voluntários e ao atendimento das pessoas que precisam desse apoio emocional. Agora, partimos para uma nova etapa, de transmissão de conhecimento. A pessoa agora saberá como proceder, a forma correta de escutar um desabafo, o que ela pode ou não pode fazer nesse momento em que o outro estiver se abrindo com ele. Esse preparo é de suma importância para que o atendimento seja efetivo”.

A primeira turma do curso já conta com 42 inscritos que iniciarão as aulas a partir das 18 horas desta sexta-feira. No sábado o curso acontecerá durante todo o dia e no Domingo apenas pela parte da manhã.

“Com esse trabalho queremos mudar a realidade de Teresina e do Piauí. A capital é uma das cidades com maior índice de suicídio do país e o Piauí é um dos estados com o maior número de atendimentos para apoio emocional através do telefone 188. Precisamos mudar esses registros, e levar os conhecimentos do CVV para a população em geral será um grande passo para esse objetivo”, acrescenta Eyder.

Os interessados que não se inscreveram no curso podem entrar em contato através do telefone (86) 9 9990-2989, as inscrições são gratuitas. Sobre futuras turmas do treinamento, Eyder fala que a abertura irá depender da demanda popular que chegar até eles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES