Dado preocupante: Brasil registra 515 amputações de pênis por ano

Câncer no órgão reprodutor masculino é a principal causa. Neste Dia do Homem, urologista relata cuidados necessários no dia a dia

Avalie a matéria:
Problema atinge muitos homens no país | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número chega preocupar. Nos últimos 14 anos, foram registradas 7.213 amputações de pênis no Brasil, o que corresponde a um aumento de 1.604% no número de procedimentos nesse caso. Os  números foram levantados pelo Ministério da Saúde e divulgados em fevereiro pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

No período, foram realizados 7.213 procedimentos, uma média de 515 por ano. No último dia 15 de julho, foi celebrado o Dia do Homem e nada melhor que ressaltar os cuidados com a saúde masculina.

Câncer de pênis crescem no país e amputações chegam a 151 por mês-reprodução

Principal causa

A remoção do órgão tem como principal causa o câncer. Em 2021 foram registrados 1.791 casos no Brasil em 2021, de acordo com o DataSUS, plataforma de informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

E os números da doença vêm em queda desde 2019, quando foram registrados 2.197; em 2020 foram 2.095. Porém, a SBU afirma que a pandemia impactou na procura por ajuda médica e o consequente diagnóstico.  Já em relação ao câncer de pênis, o especialista destaca os sintomas mais comuns. 

“Mudanças na pele, com área que fica mais grossa, alteração da cor, nódulo, verrugas, ferida que sangra ou não cicatriza, erupção cutânea vermelha sob o prepúcio, pequenas feridas escamosas, crescimento de manchas marrom-azuladas planas, fluido malcheiroso ou sangramento sob o prepúcio. Inchaço ou edema na cabeça do pênis e nódulos na virilha, que acontece quando o tumor alcança os gânglios linfáticos”, detalha.

Higiene

Esse tipo de tumor está relacionado principalmente à má higiene na região, por isso, uma boa higienização é fundamental. “É recomendado a limpeza diária do pênis com água e sabão, ela pode ser feita durante o banho ou em qualquer outro momento onde se apresente alguma sujeira na genitália e, ainda, após relações sexuais e masturbação. Durante a higienização deve-se, com cuidado, puxar o prepúcio para trás e limpar a parte inferior,.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES