Dados apontam Carnaval 2017 como o mais seguro dos últimos tempos

Número de assassinatos caíram em 87,50% na capital.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o último feriado do dia 1º de março, a Secretaria de Segurança do Piauí apresentou o balanço geral da Operação Carnaval 2017. As ações destacaram a ocorrência em cidades com maior concentração de foliões: Água Branca, Barras, Bocaina, Campo Maior, Floriano, Luís Correia, Parnaíba, Picos e Teresina. Comparado ao mesmo período do ano passado, o balanço de Carnaval de 2017 contabilizou uma redução significativa nos número de homicídios e de roubos e furtos. Em alguns casos, as ocorrência caíram pela metade.

Um contraste expressivo foi verificado na ocorrência de crimes violentos letais intencionais, chamados de CVLIs pelos órgãos de polícia. Se comparado ao Carnaval de 2016, o período carnavalesco deste ano registrou menos 53,85% no número de casos de CVLIs em todo o Estado. Na capital, entre os dias 24 de fevereiro a 1º de março foi registrado apenas um assassinato em um bairro da zona Norte. No ano passado essa mesma ocorrência abrangeu oito bairros de Teresina, essa variável projetou uma redução de 87,50% comparando os casos entre os dois últimos anos.

Analisando as estatísticas de CVLIs em todo o Piauí e comparando a registros de anos anteriores, como em 2015, a redução chega a 66,67% sobres os casos de homicídio. Em 2014, o número chegou a menos 57,14%.

Nos casos de roubos de pertences, o Balanço de Carnaval 2017 registrou a queda significativa de 31,72%, o que representa 105 casos a menos que os registrados em 2016. As ocorrências de furto também foram reduzidas em 10,50% em todo o Piauí, o que caracteriza 40 casos a menos que do ano passado. Os furtos de veículo caíram 16,33% e os registros de tentativas de homicídio sofreram redução de 12,50%. No carnaval de Teresina os casos de roubo caíram 28,18% em 2017, foram 105 casos de roubo a menos que aqueles registrados em 2016.

Na apresentação do balanço estavam presentes o Secretário de Segurança Fábio Abreu, o Delegado Geral, Riedel Batista, o Comandante da PM-PI, Cel. Carlos Augusto e o Comandante do CBM, Coronel Carlos Frederico. Durante as ações, policiais da PRF-PI estiveram dando apoio as instituições de segurança do Estado.

A variação nos números apontou os resultados positivos das diligências estratégicas propostas pela Secretaria de Segurança em todo o Estado. O reforço no número de policiais e viaturas, o patrulhamento terrestre e aéreo e o trabalho integrados entre os órgãos de polícia têm demonstrado novos dados de segurança não só no período carnavalesco.

Redução nos índices de criminalidade em janeiro

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança, o estado registrou, em janeiro, queda significativa nos índices de criminalidade. A maior redução foi registrada nas denúncias de roubo de veículos em Teresina, com decréscimo de 37,5%. São 240 casos comprovados em janeiro de 2016, contra 150 no mesmo período de 2017. Os números são considerados baixos para uma capital como Teresina.

A pesquisa também aponta uma redução nas ocorrências de crimes violentos não letais (CVLI) de 16,66%. Em todo o estado, foram 55 casos registrados no primeiro mês deste ano, contra 66 em janeiro de 2016. Se levado em consideração apenas os casos de CVLI em Teresina, essa redução alcança 18,42%. No interior, a queda foi de 14,28%. Os CVLI's incluem homicídios dolosos, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídios e estupro seguido de morte.

As ocorrências de roubos em Teresina também registraram queda, se compararmos o mês de janeiro. No ano passado, os bairros da capital registraram 1.691 casos de roubo. No mesmo período deste ano, foram 1.594 registros, o que corresponde uma queda de 5,73%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES