Dados revelam que menos de 1% dos piauienses doa sangue com frequência

O índice está abaixo da média nacional, que gira em torno de 3% a 5% da população.Por outro lado, desse total do Piauí, mais de 60% representam doação

BOA VONTADE | Maior parte dos doadores do Piauí é composta de voluntários | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recebendo cerca de 130 bolsas de sangue por dia, o Hemopi precisa de mais doadores. Enquanto 3 a 5% dos brasileiros doam sangue, menos de 1% dos piauienses o fazem com frequência. O problema está atribuído ao fato de os piauienses Sentirem resistência à picada da agulha, assim como a falta de informação que o ato pode salvar vidas. Por isso, acabaram não desenvolvendo o hábito solidário.

Felizmente, mais de 60% das doações são voluntárias, ou seja, feitas por pessoas que procuram o hemocentro por conta própria. ?Temos um bom número de doações, mas deveria ser bem melhor?, garante a supervisora de coleta externa Hortência Rocha. Segundo ela, as campanhas de coleta sanguínea realizadas por faculdades e parcerias com empresas privadas protegem o Hemopi de estar em apuros.

Entre a população a falta de conhecimento e o medo da agulha são os maiores empecilhos na hora de ajudar o próximo. Segundo dados do próprio centro, o número ideal de doações diárias seria entre 180 e 200 bolsas, somando aproximadamente 6.000 bolsas por mês. Enquanto o sangue tipo O+ é o mais carecido no Hemopi, os tipos negativos de sangue são os que estão mais em falta.

Para saldar a carência de bolsas, o Hemopi firma parceria com empresas privadas, órgãos públicos, faculdades e universidades. Essas atividades levam o Hemopi para dentro das instituições e ajuda o centro arrecadar mais sangue, já que a comodidade para doar sangue e a folga de um dia para os funcionários é um atrativo.

?Algumas pessoas têm vontade de doar sangue, mas acabam não vindo ao Hemopi porque não conseguem folga do trabalho ou por causa da distancia física entre a repartição e o hemocentro. Por isso a necessidade fundamental de realizar campanhas itinerantes?, completa Hortência. A coordenadora lembra que todas as instituições estão convidadas a realizar o ato e a ajuda da sociedade é bem-vinda.

A próxima ação do Hemopi acontecerá dia 14 junho, quando será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Até lá serão realizadas ações em órgãos privados e doações voluntárias de pessoas que procuram o centro. É o caso do estudante universitário Bruno Macedo. Ele foi acompanhar a namorada, mas acabou doando sangue pela primeira vez na vida. ?Percebi como posso ajudar vidas com um ato simples e decidi doar. É simples, não dói e pretendo voltar novamente?, retifica.

?Precisamos criar no piauiense o hábito de doar sangue e também de fidelidade este doador. É despertando a solidariedade que desenvolvemos a prática. É preciso encontrar formas de conscientizar mais pessoas a doar sangue e perceber o Hemopi no seu dia a dia?, pontua a funcionária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES