Dança propicia benefícios ao corpo e a mente

Flexibilidade, condicionamento aeróbico, coordenação motora e perda de peso são alguns dos benefícios que a dança traz como uma atividade física

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Flexibilidade, condicionamento aeróbico, coordenação motora e perda de peso são alguns dos benefícios que a dança traz como uma atividade física. ?Além dos muitos benefícios ao corpo, a dança é boa para a mente e a vitalidade da pessoa?, afirma Frank Lauro do Santos, professor da Escola de Dança do Piauí. Para ele a dança socializa, combate à depressão e à timidez. Traz alegria, auto-estima e disposição às pessoas que a praticam.

?Temos um turma da melhor idade ? são 97 alunos de 61 anos, o mais novo, e 80, o mais velho. Eles se sentem muito bem com a dança. Depois de dois a três meses já se observam os benefícios da atividade para o corpo por causa do trabalho de alongamento que ajuda a melhorar a circulação sanguínea. As músicas trabalham o psicológico e proporcionam relaxamento. E no final da aula eles sempre rezam?, relata Franck Lauro. O trabalho com os idosos é mais leve. Por causa da idade avançada e fragilidade dos ossos são evitados movimentos bruscos.

A dança é uma atividade física que pode ser feita por qualquer idade, desde que com os devidos cuidados como a preparação física e os alongamentos. A Escola de Dança do Piauí recebe crianças a partir de 7 anos de idade até 14 anos. ?Nesta fase a criança ainda está em desenvolvimento da musculatura óssea?, explica Franck Lauro. ?Como somos um escola de dança e de diferente de uma academia que as pessoas vão no dia que quer aqui temos carga horária e disciplina?, diz.

Fora o trabalho com as crianças e idosos a escola também recebe jovens e pessoas de outras faixas etárias. São desenvolvidos trabalhos com a dança clássica, de salão, salsa, jazz, moderna, contemporânea e folclórica, principalmente com a dança folclórica do Piauí.

Diferentes ritmos

Os diferentes ritmos da dança - salão, salsa, contemporânea, balé trabalham as diferentes partes do corpo. ?O balé mexe com quadril, bacia e fêmur. O aluno tem que cuidar muito dessa parte. Assim, como a preocupação do jogador de futebol é com os pés e os joelhos, o bailarino deve cuidar das articulações também?, diz o professor Franck Lauro. O balé pede força nos movimentos, nos saltos, mas ao mesmo tempo delicadeza dos gestos e do olhar.

A dança também exige boa disciplina, como a disciplina do sistema nervoso, muscular e mental. A assimilação rápida dos movimentos, por exemplo, melhora ainda a coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação e expressão do aluno. ?A sincronia com a música mexe com a memória e a concentração?, finaliza Franck Lauro.

Preparação física é importante e é feita pelo professor

A preparação física antes de inciar a dança é muito importante. ?Iniciamos a aula sempre com alongamentos?, afirma Franck Lauro. Como a dança é uma atividade de movimento repetitivo nas articulações, é preciso evitar dores nos joelhos, coluna e tendinites, principalmente em pessoas acima do peso.

Especialistas em ortopedia destacam a importância do alongamento, normalmente feito antes das aulas, e alerta que se a intensidade da prática de dança for muito intensa, exigindo horas de dedicação e mais de duas vezes na semana, é recomendada uma preparação da musculatura e do condicionamento. Fora isto, a dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES