De cabras a veados: por que o Ceará clona animais e para que servem as pesquisas

Estudos para “multiplicar” os bichos impactam áreas como saúde e até meio ambiente

De cabras a veados: por que o Ceará clona animais e para que servem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produzir um organismo vivo idêntico a outro em ambiente laboratorial pode parecer algo saído de um enredo fictício, no entanto, essa prática já é uma realidade no Ceará há vários anos. Desde cabras até veados, os pesquisadores cearenses têm replicado diferentes espécies com variados propósitos, que vão desde a descoberta de novos medicamentos até a preservação de espécies ameaçadas de extinção.

Na Universidade Estadual do Ceará (UECE), a ênfase recai sobre as questões ambientais. Há aproximadamente 5 anos, os cientistas do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) estão engajados na criação de clones do veado-catingueiro, visando impedir a extinção dessa espécie animal.

Vicente Freitas, docente da Faculdade de Veterinária (FAVET/Uece) e pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR), destaca que o veado-catingueiro é "o único cervídeo encontrado no Nordeste do Brasil" e enfrenta a ameaça iminente de extinção nos anos vindouros, decorrente dos impactos causados pela atividade humana.

O professor ressalta que, entre todas as ameaças, o tráfico é a ação mais danosa. Nesse contexto, ocorre o lamentável cenário em que "o traficante mata a mãe e aprisiona o filhote". De acordo com Vicente, filhotes de veado-catingueiro chegam a ser ofertados em páginas na internet por valores que alcançam até R$ 10 mil.

Devido à diminuta população de veados-catingueiros, o processo de clonagem realizado pelos pesquisadores é "interespecífico": em vez de utilizar óvulos do cervídeo, são empregadas células da pele para obter o material genético. Essas células, combinadas com óvulos de vacas e cabras, resultam na formação bem-sucedida de embriões.

O objetivo principal, reforça Vicente, “é multiplicar o número de indivíduos e aumentar a população silvestre” de veados-catingueiros. “Não queremos mantê-los em cativeiro, mas introduzi-los na natureza”, finaliza.

Se de um lado a clonagem visa à preservação de uma espécie e da biodiversidade do Ceará, do outro o objetivo está ligado à saúde. Na Universidade de Fortaleza, pesquisadores clonam cabras, desde 2009, para produção de biofármacos.

Leonardo Tondello, professor de Medicina Veterinária e pesquisador do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor, explica que a clonagem dos caprinos “é uma ferramenta de produção” desses medicamentos, voltados tanto à saúde humana quanto à animal.

Leonardo pontua que os biofármacos “são medicamentos que precisam de algum organismo vivo para serem produzidos, drogas altamente inteligentes e específicas, com baixíssimos riscos de efeitos colaterais”.

A clonagem permite, então, que os cientistas produzam animais geneticamente modificados, e obtenham, a partir do leite deles, um anticorpo chamado “anti-VEGF”, eficaz para reduzir o tamanho de tumores cancerígenos e inibir a multiplicação deles pelo organismo.

“Os biofármacos hoje são utilizados no tratamento das doenças mais complexas, como cânceres e doenças autoimunes. O câncer de mama, por exemplo, leva no tratamento a quimioterapia e um anticorpo monoclonal, que é um biofármaco”, frisa.

O pesquisador do Nubex afirma que alguns biofármacos ainda estão “em ambiente laboratorial”, mas que, em breve, “a pesquisa vai alcançar o desdobramento que se almeja: a conexão direta com a saúde humana e animal”.

Isso porque o projeto “Plataforma animal: uma solução para a indústria farmacêutica nacional preencher lacunas na cadeia produtiva de biofármacos” foi um dos vencedores do edital “Programa Pesquisador Empreendedor – Formação de Spin-Offs Acadêmicas”, da Funcap.

O objetivo é financiar “projetos com potencial de inserção no mercado e geração de impacto socioeconômico para o Ceará”. As “spin-offs”, explica a fundação, “são empresas que se originam nas universidades a partir de inovações resultantes de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação que já apresentam elevado nível de maturidade tecnológica”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES