Após 22 horas, os 33 mineiros deixam a mina de San José. Fotos!

O topógrafo Luis Urzúa foi último trabalhador a deixar a mina após 69 dias de isolamento no Chile

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 22 horas e 30 minutos de descidas e subidas da cápsula "Fênix", o topógrafo Luis Urzúa foi último trabalhador a deixar a mina de San José, após 69 dias de isolamento a cerca de 700 metros de profundidade. Ele foi retirado por volta das 22h desta quarta-feira (13).

Ariel Ticona, condutor de maquinaria pesada, foi o penúltimo mineiro resgatado no Chile, na noite desta quarta-feira (13). O trabalhador de 29 anos de idade ficou conhecido como o pai da menina Esperanza, que nasceu no dia 14 de setembro, durante o período de isolamento de Ticona. Por ser "tímido", ele não quis aparecer no primeiro vídeo divulgado pelos mineiros. Mas entrou em contado com a família depois, pedindo para que o nascimento de sua filha fosse gravado em vídeo.

O eletricista Pedro Cortez, torcedor do time Colo Colo, tem 26 anos de idade e é pai de uma filha. Ele é amigo de infância de Carlos Bugueño, que também esteve preso na mina. De acordo com o relato de um amigo, publicado pelo jornal espanhol "El País", Cortez sofreu um acidente e perdeu um dedo em uma máquina que foi obrigado a manejar sem treinamento, no ano passado.

O técnico em mecânica hidráulica Raúl Bustos foi o 30º trabalhador a deixar a mina. Bustos, 40, trabalhava nos estaleiros da Marinha chilena em Talcahuano quando houve o terremoto de 27 de fevereiro no Chile. Ele sobreviveu ao tremor, mas ficou sem emprego, porque o porto acabou destruído por um tsunami. Em busca de nova ocupação, Bustos foi trabalhar na mina de San José, em Copiapó. No momento do acidente, em 5 de agosto, seu turno já estava encerrado, mas ele tinha ficado horas a mais para reparar uma máquina com problemas e também ficou preso.

O supervisor Juan Aguilar foi o 29º mineiro resgatado pela cápsula "Fênix", cerca de 21 horas depois do início das operação de içamento dos trabalhadores presos na mina San José. Ele tem 49 anos de idade e tem dois filhos. Aquilar trabalha há 19 anos como mineiro.

O técnico em mecânica Richard Villarroel foi o 28º mineiro a deixar a galeria subterrânea. Villarroel, 26, deixou a casa dos pais no sul do país há dois anos em busca de oportunidades, e nunca contou para a mãe que trabalhava em uma mina. Sua namorada está esperando um filho, que deverá nascer em meados de novembro.

O ex-jogador de futebol Franklin Lobos foi o 27º trabalhador içado da mina San José. Lobos, 53, que recebeu o apelido de "mortero mágico" no futebol, já jogou pelos times La Serena, Cobresal, Deportes Iquique, Santiago Wanderers e Regional Atacama. Com breve passagem pela seleção do Chile na década de 1980, ele abandonou o esporte profissional em 1996.

O mineiro Claudio Acuña, que fez aniversário dentro da mina, foi o 26º a ser resgatado pela cápsula "Fênix", por volta das 18h50 desta quarta-feira (13). O mais novo de oito irmãos, Acuña trabalhava na mina San José havia apenas três dias quando o acidente de 5 de agosto prendeu o grupo de 33 trabalhadores em uma das galeria subterrâneas. No último dia 9 de setembro, o trabalhador comemorou seu 35º aniversário com os 32 colegas dentro da mina. Como presente, sua namorada Fabiola Araya lhe enviou uma camiseta autografada do time Colo Colo.

O mineiro Renán Ávalos -- irmão mais novo de Florencio Ávalos, o primeiro trabalhador a sair -- foi o 25º trabalhador resgatado na mina de San José.

O encarregado de perfuração José Henríquez ficou conhecido como o "guia espiritual" dos mineiros durante o período de isolamento. "Don José" trabalha há 33 anos com mineração, é casado há 33 anos e foi um dos 33 mineiros presos por 69 dias em uma galeria de uma mina no Chile. Ele também foi um dos trabalhadores a alertar que havia alguma coisa errada com a mina antes do acidente.

O mineiro Carlos Bugueño, 27, foi o 23º mineiro resgatado no Chile na tarde deste quarta-feira (13). Um dos poucos solteiros do grupo, Bugueño deu um forte abraço na mãe ao deixar a mina. Bugueño, que trabalhava em empresa de segurança, trocou de emprego e foi para a mina San José imaginando que este seria a maneira mais rápida para que conseguisse comprar um carro e uma casa.

O mineiro Samuel Ávalos foi o 22º trabalhador resgatado, pouco depois das 17h desta quarta-feira (13). Com seu resgate, dois terços do grupo já está em liberdade. Ávalos, 43, foi recebido com beijos e abraços por sua namorada Ruht Guzmán Donoso, com quem tem três filhos: Jonathan, 18, Carolina, 9, e Eduardo, 2. De acordo com Ruth, ele já apresentou problemas com álcool e drogas.

O eletricista Yonni Barrios Rojas foi o 21º trabalhador a subir à superfície a bordo da cápsula "Fênix".

Como tinha experiência prévia com tarefas de enfermagem, ficou responsável por medir a pressão e realizar breves relatórios médicos sobre as condições dos companheiros. Por isso, acabou ganhando o apelido de "dr. House" dentro da mina, em referência ao personagem de uma série de televisão. Yonni também ficou conhecido porque é aguardado no exterior da mina por duas companheiras, que já brigaram.

Darío Segóvia, 48, foi o 20º mineiro resgatado por volta das 16h desta quarta-feira (13), na região do deserto do Atacama, no Chile, depois de mais de dois meses preso a cerca de 700 metros de profundidade. Segóvia -- que é chamado de "El Capacho" -- tem 13 irmãos e seis filhos. Estava contratado pela mina San José havia cerca de três meses quando aconteceu o acidente, mas começou a trabalhar com mineração cedo, aos 8 anos de idade, com o pai.

O operário Pablo Rojas, 45, foi o 19º mineiro resgatado, por volta das 15h30. O trabalhador recebeu o abraço emocionado do filho Mitchel, 21, após sair à superfície

O carregador de explosivos Esteban Rojas, 44, é o 18º minerador a ser resgatado da mina San José, no Chile. Rojas tem 25 anos de casado e quatro filhos. Sua mulher, Jéssica Yáñez, 43, comentou que ele não deveria estar trabalhando no dia do acidente. Ele estava apenas compensando dias que tinha faltado pela morte de um parente.

Rojas também ficou conhecido por ter pedido à mulher que renovassem seus votos de casamento quando ele fosse libertado.

O eletricista Omar Reygadas, 56, foi resgatado pouco depois das 13h35 desta quarta-feira (13), após mais de dois meses preso na mina San José no Chile. Reygadas -- que tem seis filhos, 14 netos e três bisnetos -- já ficou preso em galerias subterrâneas três vezes durante seus trinta anos de trabalho como mineiro.

O décimo sexto mineiro a ser foi o motorista de caminhão Daniel Herrera, 27. Ele foi recebido pela mãe, que estava emocionada.

O décimo quinto mineiro a ser resgatado da mina San José, no norte do Chile, foi o eletricista Víctor Segovia, 48. Casado, ele registrou por escrito tudo o que acontecia dentro da mina.

O décimo quarto mineiro a ser resgatado foi Víctor Zamora, 33. O mecânico é casado com Jéssica Cortez, que descobriu que estava grávida durante o tempo em que ele ficou preso na mina. Antes do acidente, ele dedicava-se à agricultura e ao futebol.

Carlos Barrios é o 13º mineiro resgatado na mina de San José! O mineiro abraçou seu pai, entre lágrimas, e cumprimentou os resgatistas e as autoridades. Carlos Barrios já foi encaminhado ao hospital de campanha para os primeiros cuidados médicos.

Edison Peña, 34, foi o 12º mineiro a ser resgatado da mina San José, no norte do Chile. Apaixonado por esportes, ele praticava corrida diariamente no interior da mina e chegou a correr 10 quilômetros em um dia, apesar do pouco espaço disponível.

O mineiro chileno Jorge Galleguillos Orellana, de 56 anos, foi resgatado por volta de 9h32 desta quarta-feira (13). Ele sofre de hipertensão e recebeu cuidados assim que saiu da cápsula Fénix.

Antes dele, foi resgatado da mina, Alex Vega, 32. Ele, que estava soterrado a 700 metros de profundidade, junto com outros 32 trabalhadores, há 69 dias, é mecânico de máquinas pesadas e foi recepcionado pela mulher. Pai de dois filhos, trabalhava na mina para economizar dinheiro para comprar uma casa para família em Copiapó.

Assim que deixou o túnel, ele fez o sinal da cruz, cumprimentou as pessoas que estão no acampamento e abraçou longamente a mulher.

Por volta das 8h, Mario Gómez, 63, foi o nono mineiro a ser retirado. Ele é o mais velho do grupo e começou a trabalhar em minas com 12 anos. Ao sair, ele caiu de joelhos e rezou, segurando a bandeira chilena. Gómez também foi abraçado por sua mulher, Lilianete Ramirez.

Gomez tem silicose, uma doença pulmonar comum aos mineiros, e recebeu antibióticos e medicamentos para inflamação brônquica.

O oitavo mineiro retirado foi Claudio Yáñez, 34, que trabalha como operador de broca. Ele foi resgatado por volta das 7h. O sétimo mineiro foi salvo por volta das 6h20. José Ojeda, 46, trabalha como perfurador. O sexto mineiro trazido à superfície foi o operário Osmán Araya, 30, que saiu por volta das 5h35. O quinto a ser resgatado foi Jimmy Sánchez, 19. Aparentemente debilitado, ele saiu da mina por volta das 4h10.

O boliviano Carlos Mamani, 23, foi o quarto a chegar na superfície. O presidente boliviano, Evo Morales, que havia prometido estar presente no resgate dele, chegou na mina apenas durante a manhã de hoje.

O terceiro resgatado da mina foi Juan Illanes, 52. O segundo foi Mario Sepulveda, 40. Ele trouxe consigo uma sacola cheia de pedras da mina onde esteve preso. Eufórico, Sepulveda surpreendeu ao sair da cápsula e distribuir pedras da mina San José como presentes e lembranças para funcionários envolvidos no resgate. O mineiro também abraçou fortemente o presidente Sebastián Piñera.

O primeiro operário a sair da mina foi Florencio Ávalos, 31. Centenas de pessoas se aglomeraram em volta do telão no acampamento "Esperanza" para comemorar a saída do mineiro. Balões, gritos de guerra e muita euforia celebraram o sucesso do primeiro resgate.

Saúde é considerada boa

A situação de saúde dos primeiros mineiros resgatados é considerada "bastante boa", afirmou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, em uma entrevista coletiva nas proximidades da jazida. "As coisas vão extraodinariamente bem até aqui, inclusive melhor do que o esperado", disse.

Segundo Mañalich, alguns mineiros apresentaram aumento da frequência cardíaca quando subiam pelo túnel de 622 metros de comprimento e 66 centímetros de diâmetro, mas todos se recuperaram de forma satisfatória após um repouso, sem a necessidade de medicamentos.

O ministro explicou que a partir deste momento, os mineiros seguirão um protocolo de hidratação e de suplementos vitamínicos. Os trabalhadores que já foram internados no hospital de Copiapó estão sendo avaliados por especialistas, como dermatologistas e oftalmologistas.

"Os mineiros têm uma situação psíquica tranquila", completou Mañalich, que também destacou o cansaço de todos.

Com a redução do tempo dos trajetos, Mañalich disse que a operação de resgate - programada para durar 48 horas - pode cair a um dia e meio, 12 horas a menos que o esperado.

Expectativa

Muito havia se especulado sobre a ordem de saída dos trabalhadores, confirmada apenas há poucas horas do início do resgate pelo presidente do Chile, que estava presente na mina no momento da saída do primeiro soterrado.

O resgate dos mineiros foi marcado pela comoção que gerou em todo o mundo -- a imprensa de todo o planeta baixou na mina nos últimos dias, além de empresas, como a Nasa, que enviaram técnicos para ajudar nos trabalhos.

A rapidez dos trabalhos também chamou a atenção. Inicialmente, o governo chileno havia previsto a conclusão dos trabalhos para o Natal, no final de dezembro. Mas os trabalhos para perfurar o solo e abrir caminho para a cápsula Fênix se adiantaram e, pouco mais de dois meses depois, os mineiros puderam finalmente reencontrar suas famílias.

Nos dois dias que a reportagem do UOL Notícias acompanhou o resgate dos mineiros, também chamou a atenção a organização da estrutura em torno da mina San José. O acampamento, que, em agosto, era apenas um amontoado de barracas, tornou-se uma minicidade, em que é possível encontrar desde pronto socorro a internet WiFi e banheiros com ducha.

Ordem do resgate

Segue a ordem de saída anunciada pelas autoridades chilenas:

.1. Florencio Ávalos, 31 anos, capataz.

.2. Mario Sepúlveda, 39, eletricista.

.3. Juan Illanes, 52 anos, operário da mina.

.4. Carlos Mamani, 23, boliviano, operador de máquinas.

.5. Jimmy Sánchez, 19, operário da mina.

.6. Osmán Araya, 30, operário da mina.

.7. José Ojeda, 46, perfurador.

.8. Claudio Yáñez, 34, operador de broca.

.9. Mario Gómez, 63, operário da mina.

.10. Álex Vega, 31, mecânico.

.11. Jorge Galleguillos, 56, operário da mina.

.12. Edison Peña, 34, operário da mina.

13. Carlos Barrios, 27, operário da mina.

14. Víctor Zamora, 33, mecânico.

15. Víctor Segóvia, 48, eletricista.

16. Daniel Herrera, 37, motorista.

17. Omar Reygadas, 56, eletricista.

18. Esteban Rojas, 44, encarregado de manutenção.

19. Pablo Rojas, 45, operário da mina.

20. Darío Segóvia, 48, operador de broca.

21. Yonni Barrios, 50, eletricista, enfermeiro.

22. Samuel Ávalos, 43, operário da mina.

23. Carlos Bugueño, 27, operário da mina.

24. José Henríquez, 54, perfurador.

25. Renan Ávalos, 29, operário da mina.

26. Claudio Acuña, 44, operário da mina.

27. Franklin Lobos, 53, motorista, ex-jogador de futebol.

28. Richard Villarroel, 23, mecânico.

29. Juan Aguilar, 46, supervisor.

30. Raúl Bustos, 40, engenheiro hidráulico.

31. Pedro Cortez, 24, operário da mina.

32. Ariel Ticona, 29, operário da mina.

33. Luis Urzúa, 54, topógrafo, chefe de turno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES