Decreto criando unidades de conservação no PI será assinado amanhã

Cânion do Rio Poti é uma das unidades a serem criadas

Nesta terça-feira (17), acontecerá a solenidade de assinatura dos Decretos de Criação das Novas Unidades de Conservação Ambiental e a sansão da Lei Estadual que institui o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O evento ocorre às 19 horas no Theatro 04 de Setembro, localizado na Praça Pedro II. 

“O Piauí ganha muito com a instituição de novas unidades de conservação, a maior parte delas em nascentes dos principais rios do estado. Com isso, contribuímos com a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos, além de proteger espécies endêmicas, raras, proteger paisagens naturais, recuperar recursos hídricos e ecossistemas degradados”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho.

Cânion do Rio Poti é uma das unidades a serem criadas (Crédito: Paulo Barros)
Cânion do Rio Poti é uma das unidades a serem criadas (Crédito: Paulo Barros)

Além da assinatura dos decretos haverá um ato público a partir das 8 horas na Praça Francisco das Chagas Júnior, localizada na avenida Marechal Castelo Branco, sob a ponte Juscelino Kubitschek, com a Exposição “O Majestoso Rio Poti”, com distribuição de mudas, e uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa, às 10 horas, com a apresentação dos decretos ambientais aos deputados.

“Nesta terça-feira, após a assinatura dos decretos no Theatro 04 de Setembro, haverá show musical com Ostiga Júnior & André de Sousa, às 21h30. Os presentes também poderão apreciar a Exposição Novas UCs do Piauí”, finaliza Ziza Carvalho.

As Unidades de Conservação que serão criadas por decreto são: Parque Estadual do Rangel, abrangendo parte dos municípios de Curimatá e Redenção do Gurguéia; Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, situado no município de Buriti dos Montes; Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Canindé, em terras situadas no município de Acauã; Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Longá, em terras situadas no município de Alto Longá; Área de Proteção Ambiental (APA Nascentes do Rio Uruçuí-Preto, em terras situadas nos municípios de Gilbués, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus e Monte Alegre do Piauí; Área de Proteção Ambiental (APA) Altos Cursos dos Rios Gurguéia e Uruçuí-Vermelho, em terras situadas nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Gilbués; e criação do Parque Estadual Zoobotânico.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com