Decreto garante atendimento a crianças com microcefalia em Teresina

O prefeito Firmino Filho assinou o decreto nº 15.595.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para garantir um atendimento adequado aos bebês com microcefalia, foi publicada a portaria de número 13/2016 da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que determina o atendimento regular e eventuais encaminhamentos destas crianças deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O objetivo da portaria é contemplar todas as crianças nascidas com a doença, mesmo aquelas que residem em áreas sem cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Apesar da cobertura de quase 98%, ainda existem áreas da cidade que estão descobertas no momento. Com esta portaria, elas ganham o direito de receber o atendimento regular de puericultura na UBS que estiver mais próxima de suas residências”, explica a diretora de Ações Assistenciais da FMS, Smithanny Barros. “A criança terá acesso a todas as demandas de saúde que precisa, bem como os encaminhamentos para serviços especializados de acordo com suas necessidades”, diz.

A diretora conta que a decisão foi tomada levando em consideração a necessidade de articulação de serviços de atenção às mulheres e aos nascidos com microcefalia, orientando o acompanhamento e a reabilitação de crianças diagnosticadas com o problema. “A atenção básica é a porta de entrada para atenção especializada, por isso ela deve garantir a universalidade do acesso e a integralidade da assistência às gestantes e recém-nascidos”, justifica Smithanny Barros.

No final do ano passado, o prefeito Firmino Filho assinou o decreto nº 15.595, que declara situação excepcional de emergência em saúde pública, por conta da alteração do padrão de microcefalia e sua relação com o zika vírus. A Prefeitura de Teresina está trabalhando para prestar assistência a estes recém-nascidos e também prevenir novos casos, por meio de ações educativas e de limpeza para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES