Defensoria Pública do Estado recebe selo Esperança Garcia

A premiação aconteceu durante o Seminário “20 anos de Durban: Lutas e desafios por um sistema de justiça com igualdade racial”

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí foi contemplada com o “Selo Esperança Garcia – Por Uma Defensoria Antirracista”, na categoria Ouro, durante o Seminário “20 anos de Durban: Lutas e desafios por um sistema de justiça com igualdade racial”, realizado em formato híbrido pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Bahia, nos últimos dias 23 e 24.

O evento foi uma promoção do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, com o apoio da Defensoria Pública da Bahia, Esdep/BA, Adep-BA, Anadep, Sindicato dos Bancários da Bahia e Esdep/SP.

DPE-PI recebe selo Esperança Garcia (Foto: Divulgação)

O selo foi recebido pela subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; pela diretora das Defensorias Regionais e coordenadora do Projeto Vozes dos Quilombos, Karla Araújo de Andrade Leite e pelo ouvidor-geral externo da DPE/PI, Djan Moreira, que também foi mestre de cerimônias da solenidade.

O selo “Esperança Garcia – Por Uma Defensoria Antirracista” foi aprovado por meio da Resolução Nº 01/2021 do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas e tem por objetivo premiar as Defensorias Públicas que contam com Ouvidorias Externas, adotam políticas de equidade racial e fomentam estratégias de intervenção na ordem de exclusão social das pessoas não brancas.

O selo homenageia Esperança Garcia, mulher negra escravizada, considerada a primeira mulher advogada do Piauí, que em 6 de setembro de 1770, enviou uma petição ao então presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando maus-tratos e abusos físicos contra ela e seu filho, pelo feitor da Fazenda Algodões.

A carta de Esperança Garcia é considerada a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí, o que a torna uma precursora da advocacia no Estado, sendo também um documento importante nas origens da literatura afro-brasileira.

Os requisitos definidos para a concessão do selo foram normativa tratando de política de equidade étnico-racial no âmbito interno; atendimento especializado, por meio de núcleos especializados ou grupos de trabalho, para as demandas relacionadas à igualdade racial; coleta de dados relacionados a gênero e raça para fins de planejamento de políticas públicas; censo interno com levantamento étnico-racial sobre defensores (as) Públicos (as), servidores (as) e demais colaboradores (as) e políticas de cotas étnico-raciais.

O selo foi definido em três  categorias: Bronze para as Defensorias que preenchem ao menos um requisito; Prata para as  Defensorias Públicas que preenchem ao menos três requisitos e Ouro para as Defensorias Públicas que preenchem ao menos cinco requisitos.

A subdefensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, resume o sentimento em relação ao recebimento do selo.

“Receber o selo Esperança Garcia na categoria Ouro é para todos que fazemos a Defensoria Pública do Estado do Piauí um motivo de orgulho, assim como aumenta ainda mais a nossa responsabilidade no trabalho que desenvolvemos,  adotando ações que possam desorganizar os sistemas de discriminação racial que ainda maculam a nossa sociedade. Ao longo dos anos  a escravidão e o racismo construíram as bases de um projeto nacional marcado pela exclusão, subalternização e violência sobre a população negra. Portanto, a problemática racial não pode e nem deve ser uma questão ‘de e para’ essa população, mas sim estar no centro das preocupações de toda a sociedade, implicando direcionar esforços para ampliar as oportunidades para a população negra, reconhecendo sua história e principalmente a sua luta por respeito. Agradecemos ao Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil por esta homenagem e reafirmamos nosso compromisso de continuar adotando uma postura antirracista na Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES