Defesa Civil alerta prefeitos para decretar emergência

O número de municípios que decretaram emergência é inexpressivo e a Secretaria Estadual de Defesa Civil está providenciando envio de um ofício à APPM

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, demonstrou forte preocupação com a situação do interior do Estado pela ocorrência de uma prolongada estiagem que atinge todo o Piauí. Para tomar providências, o órgão precisa que os prefeitos decretem emergência para que o Estado e a União possam adotar medidas de combate aos efeitos do clima.

Fernando Monteiro disse que ao longo dos últimos três dias esteve em Brasília e não recebeu qualquer pedido de decretação de emergência com vistas à intervenção do Estado nesses municípios, seja na prestação de atendimento de socorro às vítimas da estiagem, seja na liberação de apoio aos municípios atingidos pelo fenômeno.

O número de municípios que decretaram emergência é inexpressivo e a Secretaria Estadual de Defesa Civil está providenciando envio de um ofício à Associação Piauiense de Municípios (APPM) no sentido de alertar os prefeitos para a necessidade de decretação da emergência.

Antes da decretação de situação de anormalidade, o Prefeito Municipal deverá comunicar a ocorrência do evento adverso ou desastre ao Órgão Estadual de Defesa Civil e à Secretaria de Defesa Civil, em Brasília-DF, através do formulário de Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

O formulário Nopred deve ser preenchido num prazo máximo de doze horas, após a ocorrência do desastre, por equipe habilitada, devendo ser transmitido por Fac-símile ou por outro meio de telecomunicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES