Defesa Civil de Maceió registra leve aceleração na movimentação do solo

O deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,80m e a velocidade vertical é de 0,26 cm por hora

Defesa Civil de Maceió registra leve aceleração movimentação do solo | Foto: UFAL/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defesa Civil de Maceió informou nesta terça-feira (5) que o afundamento do solo acima da mina 18 da Braskem mantém uma leve aceleração. Ontem (4), o boletim apontava que o deslocamento vertical era de 0,26 centímetros por hora (cm/h). No novo informe, divulgado na manhã de hoje, a velocidade passou para 0,27 cm/h. Com isso, o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,86 metros (m), apresentando um movimento de 6,5 cm nas últimas 24h. 

A mina 18 está localizada na região do antigo campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA), no Mutange. A Defesa Civil informou que segue em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso da mina. A equipe de análise do órgão ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas

“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, diz o boletim.

O afundamento em Maceió tem sua origem em irregularidades e atrasos por parte da empresa no processo de encerramento de suas atividades de exploração de sal-gema na capital alagoana. Relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável por monitorar o planejamento da mineradora desde 2020 para fechar as 35 cavidades operadas às margens da Lagoa de Mundaú, indicam que a Braskem demorou quase dois anos para decidir sobre o fechamento da Mina 18 utilizando o método de preenchimento com areia, o mesmo empregado em outros oito poços. 

A empresa alega estar em conformidade com as recomendações das autoridades. No entanto, o processo de preenchimento da mina em questão ainda não foi iniciado, apesar de estar programado para o dia 25, quatro dias antes de a Defesa Civil de Maceió emitir o primeiro alerta de risco de colapso. Mesmo nos outros poços onde o trabalho foi iniciado, o Ministério Público Federal identificou irregularidades no material utilizado, levando à suspensão da extração de areia pela mineradora.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), coordenou esforços de colaboração com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) com o objetivo de mitigar os impactos causados pela atuação da Braskem em Maceió. No último dia 1º, o Ministério reconheceu a situação de emergência na capital alagoana. Com essa reunião de alinhamento no Ministério, a prefeitura de Maceió obterá acesso a políticas públicas em diversos ministérios, concentradas na assistência social aos residentes afetados.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES