Defesa Civil e Semarh trabalham em protocolo de prevenção a catástrofes

O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca

Defesa Civil e Semarh trabalham em protocolo de prevenção a catástrofes | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A secretária de Estado da Defesa Civil (Sedec), Norma Sueli, reuniu-se, nessa quinta-feira (16), com equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para tratar da construção do protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais.

O protocolo vai servir tanto para ações no período chuvoso, quanto no período de seca, e deve reunir, além da Defesa Civil e Semarh, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a secretária da Defesa Civil, essa primeira reunião foi de alinhamento entre Sedec e Semarh, para discutir informações sobre o monitoramento e as situações de eventos climáticos extremos, incêndios florestais e envolvendo barragens no Piauí.

Defesa Civil e Semarh trabalham em protocolo de prevenção a catástrofes - Foto: Ascom

“Esse primeiro momento foi oportuno, para conhecermos o sistema de monitoramento da Semarh e as situações que requer atenção do estado.  Também discutimos sobre canais mais efetivos e rápidos, que possam nos ajudar a dar celeridade, tanto no monitoramento, quanto ações preventivas para notificar os municípios de forma imediata”, disse Norma Sueli.

A Semarh será responsável por coordenar as informações junto aos órgãos estaduais e federais. “Sempre que tiver riscos para a sociedade e o meio ambiente, a Semarh informará os setores competentes, principalmente a Defesa Civil, com relação ao controle das chuvas, da estiagem, para decretos de calamidade e também com relação ao monitoramento das barragens”, informou o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES