Defesa Civil já monitora 56 áreas de risco após fortes chuvas em Teresina

Segundo o gerente de Operações da SEMDEF, Marcos Rolf, um plano de ação está sendo elaborado e deve ser divulgado em breve.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), já realiza o monitoramento de pelo menos 56 áreas de risco após o registro de fortes chuvas nos últimos dias. Um plano de ação está sendo elaborado pela pasta e deve ser divulgado em breve. 

Em entrevista ao Meionorte.com,  o gerente de Operações da SEMDEF, Marcos Rolf, explicou que o estado de alerta e monitoramento é de recomendação do prefeito Doutor Pessoa, para caso ocorra alguma emergência.

Defesa Civil já monitora 56 áreas de risco após fortes chuvas em Teresina (Foto: Meio Norte)

“A gente tem 56 áreas de risco. Umas saíram, outras entraram e em algumas como foi resolvido os problemas, tiramos da área de risco, mas a gente mantém, pois o número foi dado pelo CPRM. Isso eles colocam dentro de seus critérios e a gente vem monitorando em todas as áreas de Teresina. É uma recomendação do prefeito Dr. Pessoa, para que a gente não deixe de monitorar, caso ocorra alguma emergência”, pontuou. 

O gerente de Operações destacou também que o Corpo de Bombeiros é um grande aliado nesse trabalho. O monitoramento segue por toda a capital, mas segundo Marcos Rolf, a zona Norte de Teresina apresenta mais áreas de risco.

“A região Norte concentra a maior porque ali é baixo e próximo aos dois rios, ao encontro dos rios. Então o volume de água que corre para lá é grande e ainda tem a lagoa. Devido à quantidade de chuvas, não suporta e as família que moram em torno tem que ser retiradas. Esse período não é chuvoso. Essas chuvas são atípicas e vão dar uma trégua. O inverno mesmo está previsto para a segunda quinzena de dezembro”, completa. 

Alerta para deslizamentos de terra

Na última semana, a Defesa Civil realizou, nessa terça-feira, 1, visita técnica em uma residência, localizada no bairro Santo Antonio, zona Sul da capital, que teve sua estrutura comprometida por deslizamento de terra. “Nessa chuva, apenas uma residência que houve ocorrência. Lá foi construído em um aterro. Então, com a pressão da água que foi tão grande, o muro rompeu, mas graças a Deus não houve vítimas”, destacou. 

Defesa Civil realizou visita técnica na casa (Foto: Divulgação)

Saiba como agir:

• Saia imediatamente do local;

• Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;

• Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.

• Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES