Defesa Civil Municipal cria o Comitê de Ação de Inundação Emergencial

O coordenador de planejamento da Semcaspi, Paulo Arrais, destaca o fluxo de ações por parte de cada órgão

Defesa Civil Municipal cria o Comitê de Ação de Inundação Emergencial | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (13), a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) reuniu-se com 14 órgãos da Prefeitura de Teresina para a criação do 1° Comitê de Ação de Inundação Emergencial para a cidade de Teresina.

“Estamos trabalhando em conjunto com os órgãos para evitar situações de enchentes, desabamentos e outros desastres naturais que colocam famílias em situações de risco. A criação do comitê permite os demais órgãos saberem como agir em situações emergenciais”, afirma o secretário da Semdef, Carlos Ribeiro.

O coordenador de planejamento da Semcaspi, Paulo Arrais, destaca o fluxo de ações por parte de cada órgão. “É importante cada secretaria se organizar com um plano de ação para atuar prontamente em suas devidas competências”, pontuou.

A criação do comitê permite os demais órgãos saberem como agir em situações emergenciais Fotos: Roberta Aline / Ascom/SEMDEF) 

O comitê de ação será composto pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), as Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (SAADs), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria Municipal de Educação (SEMDEC), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação Municipal de Saúde (FMS).

PLANO DE AÇÃO

O plano de ação visa orientar, definir e organizar as ações a serem executadas diante o fenômeno de inundação e assim aperfeiçoar e implementar estas ações a fim de aumentar a capacidade de resposta a situação crítica, além de prevenir e minimizar os danos à população inundada.

Segundo Marcos Rolf, gerente de Operações da Defesa Civil Municipal, o objetivo do Plano de Ação é pontuar sobre a necessidade de atuação numa situação de emergência.

“Este plano de ação da SEMDEF descreve as ações, definições, funções e metodologias de execução para situações de risco por meio da equipe multidisciplinar”, ressalvou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES