Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí | Youtube
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta sexta-feira (6), a situação de emergência em 23 cidades do país atingidas por desastres naturais. Estão na lista sete cidades da Região Centro-Oeste, uma do Sul, três do Norte e 12 do Nordeste. A medida é necessária para que as localidades afetadas possam solicitar recursos para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

No Piauí, o município de Anísio de Abreu teve reconhecido situação de emergência por conta da estiagem, que é a causa na maior parte dos demais municípios do país. 

No Piauí, o município de Anísio de Abreu teve reconhecido situação de emergência por conta da estiagem - Imagem: Reprodução/YouTube

No Nordeste também entraram na lista: Campo Formoso e Euclides da Cunha, na Bahia; Ibirajura, em Pernambuco; Boa Saúde, Doutor Severiano, Frutuoso Gomes e Santana do Matos, no Rio Grande do Norte; e Nossa Senhora da Glória e Poço Verde, em Sergipe. Ainda no Nordeste, Campos Sales, no Ceará, e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, registram seca.

No Centro-Oeste, sete municípios do Mato Grosso do Sul entraram em situação de emergência por conta de incêndios florestais. São eles: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho. Desde o início da temporada de seca, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vem articulando ações com outros órgãos federais e estaduais para minimizar o risco de queimadas na região, sobretudo no Pantanal.

No Amazonas, três cidades obtiveram o reconhecimento federal devido a inundações causadas por cheias em rios do estado. São elas: São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatamã e Santa Isabel do Rio Negro. No momento, 53 municípios amazonenses estão em situação de emergência pelo mesmo motivo.

Finalmente, na Região Sul, a cidade de Itapoá, em Santa Catarina, entrou em situação de emergência por conta de marés de tempestades, também conhecidas como ressacas.

Além disso, também nesta sexta-feira, o MDR autorizou o repasse de mais de R$ 72,3 mil ao município de Cerro Grande, no Rio Grande do Sul. Os recursos serão usados no restabelecimento da Escola Municipal Getúlio Vargas, que foi atingida por um vendaval.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES