Defesa Civil prossegue curso para identificar situação de risco

Defesa Civil prossegue curso para identificar situação de risco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secret?rio estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, destacou esta semana a import?ncia da realiza??o, em Barras, no Norte do Piau?, do Curso Operacional de Defesa Civil, ministrado desde segunda-feira (22) pelos instrutores Evaldo Cabral da Silva e Johnny Liberato, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, ?rg?o do Minist?rio da Integra??o Nacional. O curso ? pr?-requisito para a elabora??o dos relat?rios sobre danos mat?riais (Avadam) para decreta??o de estado de emerg?ncia e/ou calamidade pelos munic?pios.

O curso capacita servidores das prefeituras de 17 munic?pios do Piau? na elabora??o de planos de conten??o de desastre, instruindo essas pessoas para a?es eficientes em casos de emerg?ncia, risco ou desastre. O curso, que re?ne membros de comiss?es municipais de defesa civil das prefeituras da microrregi?o de Barras, termina na sexta-feira, com 36 horas, com aulas pr?ticas e te?ricas.

Fernando Monteiro explicou, na abertura do curso, que o Governo do Piau? est? procurando agir de maneira preventiva, por entender que a defesa civil n?o deve agir apenas em casos emergenciais. "Temos que trabalhar na preven??o do desastre e n?o esperar que ele aconte?a para ent?o se fazer alguma coisa".

Segundo ele, Barras, que foi escolhida para local deste curso por ser a cidade p?lo da regi?o, n?o vive nenhuma emerg?ncia, mas mesmo assim tem os seus problemas. Monteiro considera importante que cada um dos munic?pios tenha uma coordena??o de defesa civil organizada e capacitada para agir na hora em que for necess?ria.

O prefeito Manin Rego, tamb?m presente ? abertura do curso, considerou importante cursos deste tipo e defende um trabalho de conscientiza??o da popula??o em defesa do meio ambiente. Segundo ele, os rios que cortam o munic?pio est?o agonizando e necessitando de ajuda, por culpa de pessoas que n?o respeitam o meio ambiente e que jogam todo tipo de lixo em suas ?guas.

O instrutor Evaldo Silva disse que a Comiss?o Nacional de Defesa Civil atua tamb?m na preven??o e por esse motivo promove cursos desse tipo por todo o pa?s. Do ano passado para c?, ele j? ministrou o mesmo curso nas cidades de Assun??o do Piau?, Picos, Floriano e S?o Raimundo Nonato. Para o in?cio do pr?ximo ano est? programado o curso na cidade de Simpl?cio Mendes.

Segundo Evaldo Cabral, especialista em Pol?ticas P?blicas e Gest?o Governamental, do Departamento de Minimiza??o de Desastres, no decorrer das aulas, ser? feita uma visita a ?reas de risco na cidade de Barras, possivelmente na quinta-feira (25).

Ap?s o reconhecimento dessas ?reas, os instrutores v?o propor a realiza??o de um trabalho final, que vai constar da elabora??o de planos de contingenciamento para as ?reas de riscos visitadas.

Analista t?cnico do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre, Johnny Liberato acrescentou que o curso vai ensinar como funciona a Defesa Civil, os crit?rios para reconhecimento de crises, estado de emerg?ncia, calamidade p?blica e desastre, al?m de buscar sensibilizar as popula?es no sentido de colaborar para evitar que os desastres venham a acontecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES