Deficientes conquistam direito a acompanhantes na Lei Passe Livre

No estado do Piauí este número é de 880 mil, sendo 600 mil somente em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (04) DO JORNAL MEIO NORTE

A alteração do Lei do Passe Livre que dá direito à pessoa com deficiência viajar gratuitamente com acompanhante já está em vigor. A lei deve beneficiar cerca de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência no Brasil. No estado do Piauí este número é de 880 mil, sendo 600 mil somente em Teresina. A portaria que modificou a norma foi publicada no mês de março desse ano, mas só agora as primeiras carteirinhas estão sendo enviadas.

Anteriormente, o Passe Livre dava apenas a gratuidade do deslocamento interestadual para os deficientes que não possuem condições financeiras para viajar, fazendo com que o acompanhante tivesse que pagar pela passagem, o que muitas vezes impedia a visita aos familiares que moram longe ou mesmo a realização do tratamento médico em outros estados. O que foi questionado é como uma pessoa com dificuldade de locomoção poderia viajar sozinha se o acompanhante também não pode pagar pela viagem. Inconformado com a situação, o piauiense Gilvan Santos Pereira, desde 2009 luta para que a lei fosse ampliada, por isso, enviou diversos ofícios e fez várias ligações para o Senado Federal até que finalmente foi atendido.

O senador paranaense Flávio Arms (PSDB-PR) acatou a sugestão e a ementa de lei passou dois anos tramitando em Brasília e finalmente foi aprovado. "O senador me ouviu em uma entrevista que dei no programa A Voz Brasil da Rádio Justiça, onde eu reivindicava a ampliação da lei. Após isso, ele entrou em contato comigo e disse que iria encaminhar o projeto para a votação. Quando recebemos a noticia da portaria, enviamos a documentação e na última terça-feira recebemos as novas carteirinhas, onde a minha esposa poderá me acompanhar nas viagens", relata Gilvan Santos, que é deficiente visual há dez anos.

Ainda segundo o ex-fotógrafo, a decisão representa uma vitória entre várias outras dificuldades encontradas pelos deficientes no Brasil. De acordo com dados do IBGE, em 2012, 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, sendo 18% de pessoas com algum grau de cegueira ou baixa visão. Então, deveriam existir mais programas para facilitar e melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população que é significativa. "Nós temos que lutar para garantir nossos direitos, essa conquista foi apenas mais uma de várias outras dificuldades que enfrentamos todos os dias", explica Gilvan.

Clique aqui e curta o meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES