Delegacia do Idoso recebe 2 mil denúncias por ano

A média é alta, mas compreende apenas as denúncias formalizadas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia de hoje é dedicado à celebração da pessoa idosa. A data comemorativa  foi adotada no Brasil somente no ano de 2006, conforme estabelecido pela Lei 11.433.  Trazer a reflexão a respeito dos direitos  dos idosos e o reconhecimento de suas prioridades são algumas das implicações na sociedade.

O fato é que a questão dos direitos dos idosos, é assegurado pelo Estatuto do Idoso e deve-se, primeiramente, comemorar as conquistas obtidas até o momento. 

"Houve realmente uma evolução, todavia ainda temos muito o que procurar melhorar, porque a medida que você vai adequando à legislação é que vão surgindo necessidades de melhorá-la", argumentou a delegada do Idoso, Daniela Barros.

Daniela Barros |Crédito: José Alves Filho

A delegada comenta que há uma conscientização maior com relação à pessoa idosa devido ao objetivo trazido pelo Estatuto do Idoso, no entanto, necessita de alguns ajustes.

" O problema maior é de uma amplitude social muito grande. Devemos primeiramente observar as relações do Idoso que são tanto as interpessoais e familiares. Infelizmente, o idoso dentro do seio familiar, acaba sendo vítima de mauss tratos, negligência, pode ser vítima de violação patrimonial, desvio de dinheiro e no convívio de terceiros, ele pode ser vítima de desrespeito", falou.

De acordo com a delegada, a média anual de denúncias que a delegacia do Idoso de Teresina recebe, varia de 2 mil a 3 mil  boletins de ocorrência. A média é alta, mas compreende apenas as denúncias formalizadas.  

"Quando um idoso está transitando na rua ele pode ser vítima de desrespeito às suas prioridades, ele também sofre violência verbal e até mesmo dentro de casa com seus familiares e cuidadores", disse.

É necessário trabalhar também os membros de órgãos da família e órgãos. Utilizar o disque 100 é importante para ajudar idoso que estavam em situação de risco



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES