Delegados da Polícia Civil fazem assembleia no dia 18 e podem parar as atividades

Os delegados começam o ano de 2014 buscando chamar a atenção da sociedade

Delegada Andréa Magalhães | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí (Sindepol-PI) alerta para a situação da categoria, que sofre com a falta de melhores condições de trabalho - principalmente no interior do estado.

Os delegados começam o ano de 2014 buscando chamar a atenção da sociedade para a situação, e já falam até mesmo em paralisação das atividades.

A delegada Andrea da Graça Magalhães, presidente do Sindicato, conta em detalhes o quadro em que se encontram os delegados. "Infelizmente é uma situação geral. Nossos delegados estão atolados em tarefas.

Muitos deles estão acumulando comarcas, o que compromete todo o trabalho policial, pois nessas condições o delegado precisa deslocar-se de uma comarca para outra, muitas vezes com longas distâncias. E nós sabemos que o crime não tem local para acontecer".

A delegada explica que há delegados responsáveis pelo equivalente a até sete cidades - cinco comarcas e dois termos (locais vinculados a comarcas). "Nossos delegados já estão sofrendo até problemas de saúde por conta do stress ocasionado no acúmulo de serviços.

Um delegado da minha turma precisou aposentar-se por conta de várias pontes de safena. É um quadro triste, porque a segurança pública precisa ser vista com prioridade. Enquanto isso, a criminalidade segue crescendo".

Além do fato de o delegado precisar desdobrar-se para atender a tantas comarcas, ainda há o agravante de que muitas das cidades do interior não possuem sequer um policial civil. Há delegados que trabalham sem o auxílio do escrivão de polícia. "Não há como fazer uma autuação sem um escrivão.

O delegado é o operador da Lei e do Direito, apurando autoria e materialidade nos crimes, mas ele precisa de apoio. Ou seja, na nossa atual realidade, além da própria função, o delegado também atua como escrivão e agente de polícia. Hoje, o delegado faz da capa à remessa do inquérito policial", explica a presidente do Sindepol.

A delegada adianta os próximos passos na luta dos delegados em busca da valorização. "Muita coisa tem avançado, mas infelizmente o problema ainda é muito grande. Vamos fazer uma assembleia no próximo dia 18, de janeiro onde há a possibilidade de decidir pela paralisação da categoria.

Os delegados da capital poderão parar também em solidariedade aos colegas do interior. Não estamos discutindo a questão salarial, isso é outro ponto. Pedimos apenas melhores condições de trabalho, e é sobre isso que vamos deliberar".

Andrea complementa contanto que as péssimas condições de serviço não são exclusivas do interior: "nós de Teresina também sofremos muito com isso. Em muitas das nossas delegacias, há o titular e pronto: não existe um adjunto ou substituto.

Ou seja, eu diria que o problema atinge a cerca de 80% das delegacias". Nesse contexto, a delegada cita o caso da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no qual ela trabalhou dois anos.

Na época, era apenas a delegada Andrea para cobrir toda Teresina. Hoje, a situação permanece: apenas uma delegada responde pela delegacia.

"A Polícia Civil precisa de investimentos em estrutura. Temos a necessidade de material humano, material físico e também operacional.

Queremos oferecer um serviço de qualidade, e só poderemos fazer isso se, por exemplo, buscarmos mais qualificação, com nossos policiais voltando para a academia de polícia para fazer cursos complementares. Não estamos cobrando por cobrar. Queremos dialogar, porque trabalhamos para o povo e somos cobrados pela população.

Nesse contexto, o descanso dos delegados também fica comprometido. "Um delegado que responde por cinco comarcas praticamente não tem direito a folgas.

E se ele folgar, terá de deixar essas mesmas comarcas sob a responsabilidade de outro delegado (que provavelmente também já estará sobrecarregado). Ou seja, quem atende cinco localidades pode responder por até dez se um colega folgar".

Delegacias podem ser entregues para o Estado, adverte Sindicato

A delegada Andrea aponta que a solução para tudo isso é a realização de concurso público - não só para delegados, mas também contemplando os cargos de agente, escrivão de polícia, perito criminal e perito papiloscopista.

"Com os devidos investimentos em infraestrutura, claro. Já fizemos bastante polícia a "pau e facão". Isso não existe mais, ficou no passado. Os tempos são outros. O crime se organizou, temos que nos organizar também para fazer frente a tudo isso".

Os concursos até têm acontecido, como reconhece a delegada - recentemente, foram chamados mais cinco delegados. No entanto, por conta da demora em chamar os aprovados, o problema da falta de profissionais se arrasta.

"Nunca tivemos tantos concursos como agora, mas eles não têm sido suficientes. Além disso, não temos planejamento estratégico de futuro: neste ano, muitos delegados vão se aposentar, e provavelmente não teremos pessoal para ocupar o lugar deles", alerta Andrea.

Ela explica ainda que, em uma situação extrema, a categoria pode até decidir entregar as delegacias para o estado, caso nada seja feito para mudar esse panorama. "Temos uma polícia muito qualificada.

Tenho orgulho dos nossos policiais, porque sei que quem trabalha na Polícia Civil está acostumado a enfrentar condições desfavoráveis. Mas não queremos fazer milagres, e sim desempenhar nossa função com qualidade.

Queremos nivelar por alto e não vamos aceitar qualquer coisa. Queremos conversar direto com o governador do estado ou com o líder do governo, porque a Secretaria de Administração muitas vezes não é sensível às nossas demandas".

As viaturas também são um ponto de reclamação por parte do Sindepol-PI. Elas não seriam adequadas para as diligências da polícia, precisando ser substituídas por modelos maiores e mais potentes.

"Na verdade, precisamos mesmo é de autonomia administrativa e financeira. Assim, a própria Polícia Civil compraria, além das viaturas, as munições, coletes e outros equipamentos", finaliza Andrea Magalhães.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES