Delegados e peritos do Piauí protestam por melhorias salariais

O delegado Samuel Silveira relatou ao Meionorte.com que os delegados de polícia estão insatisfeitos com a postura do Governo do Piauí diante da segurança pública

Delegados e peritos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Delegados e peritos da Polícia Civil do Piauí realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), uma manifestação no pátio da Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev), no Centro Administrativo, em Teresina. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e aumento salarial.

A secretária da Administração e Previdência, Ariane Benigno, e outros secretários de Governo se reuniram, por volta das 10h30, com membros do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Piauí (Sindepol) e da Associação dos Peritos Criminais Odonto e Médicos Legistas do Estado do Piauí (Apecom) para discutir as requisições dos profissionais. Após a reunião, foi definido que Governo do Piauí vai atender os pedidos dos delegados e peritos criminais.

Membros do Sindepol e da Apecom (Foto: reprodução)

O delegado Samuel Silveira relatou ao Meionorte.com que os delegados de polícia estão insatisfeitos com a postura do Governo do Piauí diante da segurança pública. Dívida com servidores, delegacias sucateadas, combustível limitado para viaturas policiais e falta de itens básicos para escrivões são as principais reclamações da classe responsável pela segurança. Segundo o Anuário de Segurança Pública, o Piauí é o último estado no ranking de investimentos na área.

Além dos problemas de infraestrutura e investimentos, o Sindepol alega que o governo não cumpre decisões judiciais de pagamento do auxílio insalubridade e de correção dos subsídios devido a promoções. O sindicato afirma ainda que estado tem uma dívida com os servidores que corresponde a cerca de 30% de perda salarial pela ausência da reposição inflacionária durante esses últimos anos.

 "Não somos valorizados. A estrutura oferecida pelo estado é precária, carente pela parte física e também carente de reconhecimento individual dos seus profissionais. Há uma defasagem salarial da categoria. Desde 2013 não há uma discussão sobre um novo plano de cargos de salários, o que deixa toda a categoria instável”, disse Samuel.

Delegado Samuel Silveira (Foto: Raissa Morais)O resultado da insatisfação é um anseio por uma paralisação, relatou o delegado. Caso não seja feito um acordo entre a categoria e representantes da Seadprev, policiais e peritos criminais informaram que vão cruzar os braços a partir do dia 20 deste mês como forma de protesto.

“Podemos parar no domingo. Estamos nos movimentando por uma negociação com o governo para uma melhor estrutura na Polícia Civil e valorização dos profissionais que atuam na Polícia Civil. Queremos o aumento de 10%, uma vez que a Polícia Civil não parou durante a pandemia, e aumento dos subsídios”, relatou o perito criminal Rafael Pereira Rocha.

Em nota, o Governo do Estado reafirmou a manutenção do Estatuto da Polícia Civil e destacou que os investimentos em segurança pública devem ser viabilizados através de Comissão a ser criada com a participação de delegados e peritos criminais do Piauí. O secretário de Governo, Osmar Júnior declarou que vai manter aberta a negociação que a prioridade é a concessão do reajuste linear de 10% para todos os servidores públicos estaduais.

Confra a nota na íntegra:

Atendendo às reivindicações da categoria, o Governo do Piauí reafirma a manutenção do Estatuto da Polícia Civil. A confirmação foi dada pelos secretários de Governo, Osmar Júnior, e de Administração, Ariane Benigo, na manhã desta sexta-feira, 18, em reunião com o delegado Geral da Polícia Civil, Luccy Keiko; representantes da Secretaria de Segurança, Secretaria de Fazenda, Sindicato de Delegados da Polícia Civil do Piauí (Sindepol), e da Associação dos Peritos Criminais, Odonto e Médicos Legistas do Piauí (Apecom).

A categoria solicita mais investimentos em segurança pública e reestruturação da carreira, que devem ser viabilizadas através de um Comissão a ser criada com a participação de todos os entes envolvidos na negociação. "Vamos manter aberta a negociação", afirmou o secretário de Governo, observando que a prioridade é a concessão do reajuste linear de 10% para todos os servidores públicos estaduais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES