Dengue causa a primeira morte do ano no Ceará

Seis óbitos em investigação: dois em Fortaleza, um em Baturité, um em São Gonçalo e dois em Sobral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Confirmada a primeira morte, este ano, em decorr?ncia de complica?es causadas pela dengue no Cear?. O ?bito foi registrado no munic?pio de Itapipoca e divulgado no ?ltimo boletim semanal da Secretaria de Sa?de do Estado (Sesa). No ano passado, dez pessoas morreram v?timas de dengue hemorr?gica no Estado.

O coordenador de Promo??o e Prote??o ? Sa?de do ?rg?o, Manoel Fonseca, disse que ainda n?o tem detalhes sobre o sexo e a idade da v?tima. Segundo ele, est?o sob investiga??o as outras mortes notificadas no Estado, de poss?veis v?timas de dengue hemorr?gica. ?At? agora, confirmamos apenas o caso de Itapipoca?, disse.

De acordo com o boletim da Sesa divulgado na ?ltima ter?a-feira, h? ainda seis ?bitos em investiga??o, de poss?veis v?timas da dengue hemorr?gica.

Destes, dois em Fortaleza, um em Baturit?, um em S?o Gon?alo do Amarante e dois em Sobral. E os n?meros n?o param de crescer. Em menos de uma semana, 16 novos casos desse tipo da doen?a foram confirmados no Cear?, subindo de 38 para 54 o n?mero de pessoas picadas pelo Aedes aegypti que contra?ram a febre hemorr?gica. Um aumento de 42,1%, em rela??o ao boletim do dia 14.

Reden??o ultrapassou Fortaleza em casos de dengue hemorr?gica, com 14 pessoas apresentando os sintomas da doen?a. Na Capital, 13 casos j? foram confirmados. Caucaia e Itapipoca aparecem na terceira e quarta posi?es, respectivamente, com sete e seis casos. Tamb?m foram confirmados quatro casos de FHD em Russas, tr?s em Maracana?, dois em Quixad? e um caso nos munic?pios de Umirim, Eus?bio, Aracoiaba e Tau?, cada.

Conforme o boletim da Sesa, j? foram confirmados 48 casos de dengue que evolu?ram para complica?es, sendo 25 em Fortaleza, oito em Caucaia, seis em Itapipoca (incluindo o ?bito), quatro em Reden??o e um caso, cada, nos munic?pios de Aracoiaba, Paraipaba, S?o Gon?alo do Amarante, Tau? e Quixad?.

Tipo Cl?ssico

Em rela??o ? dengue cl?ssica, em menos de uma semana, mais 520 pessoas foram atingidas pelo mosquito Aedes aegypti. Este ano, o Cear? j? confirmou 4.079 casos do tipo mais simples da doen?a. No ?ltimo dia 14, eram 3.559 casos positivos.

Observando o avan?o dos casos de dengue em 109 munic?pios cearenses, o diretor do Hospital S?o Jos?, Anast?cio Queiroz, critica o m?todo de combate ao mosquito adotado no Estado. Segundo ele, o n?mero de casos continuar? a crescer enquanto as autoridades p?blicas n?o matarem todos os focos do mosquito.

?N?o adianta colocar o carro fumac? nas ruas para eliminar apenas o mosquito adulto. Se quisermos reduzir a incid?ncia da doen?a no Cear? ? preciso fazer um trabalho para eliminar os ovos e as larvas do Aedes aegypti?, argumenta o m?dico.

Com o aumento dos casos de dengue no Estado, o Hospital S?o Jos? tem, em m?dia, de 13 a 16 pacientes internados v?timas da doen?a, que, dependendo da gravidade, permanecem em tratamento por uma semana. Anast?cio Queiroz alerta ainda o crescimento da doen?a entre as crian?as e faz uma recomenda??o especial aos pais.

?Se a crian?a reclamar de dor forte no abd?men, ? preciso lev?-la ao hospital. Mesmo sendo dengue hemorr?gica, se tratada ? tempo, pode evitar o ?bito do seu filho?, alerta o m?dico. Nos casos de dengue, acrescenta, a hidrata??o ? muito importante. ?? preciso tomar bastante l?quido?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES