Dengue: Com aumento de casos, Brasil recebe 750 mil doses de vacina para aplicação

Segundo o Ministério da Saúde, primeiramente, serão imunizados adolescentes de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes. Casos dobraram neste início de ano.

Dengue: Com aumento de casos, Brasil recebe 750 mil doses de vacina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil recebeu neste sábado (20) o primeiro lote de vacinas contra a dengue destinado à aplicação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde neste domingo (21). A remessa é composta por 750 mil doses doadas pelo laboratório japonês Takeda.

Conforme informado pelo governo, as primeiras doses serão direcionadas a adolescentes com idades entre 10 e 14 anos que residem em municípios com mais de 100 mil habitantes. A seleção do público-alvo considera as taxas de transmissão da dengue.

O número de casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024 foi mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 55,8 mil casos prováveis. Seis pessoas morreram por complicações da doença.

Inicialmente, o governo afirmou que seria priorizada a vacinação de crianças e jovens entre 6 e 14 anos, mas em comunicado divulgado neste domingo o Ministério da Saúde informou que o público-alvo da primeira remessa será de indivíduos entre 10 e 14 anos.

"A faixa etária de 10 a 14 anos se encontra dentro do que recomendou a OMS e é também aquela em que ocorre o maior número de hospitalizações", declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

As vacinas chegaram ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e vão passar por um controle de qualidade. Em seguida, serão enviadas para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição das doses para todo o Brasil.

Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas a municípios com mais de 100 mil habitantes com alta transmissão da doença nos últimos dez anos, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES