Dengue deixa Minas, São Paulo e todo o Nordeste em alerta

Ministério da Saúde orienta estados a reforçar ações de combate

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os Estados da região Nordeste - Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão -, Minas Gerais e São Paulo foram colocados em alerta pelo Ministério da Saúde nest ataerça-feira como áreas que apresentam crescimento de casos de dengue.

Até o dia 6 de março, Minas Gerais registrou 48.723 casos, contra 19.652 no mesmo período de 2009. O Estado de São Paulo apresentou aumento de 1.114% no início do ano. Os casos passaram de 978, em 2009, para 11.875, em 2010.

A Região Nordeste, principalmente o Estado de Alagoas, passou a ser monitorada pelo ministério por causa do início da época de chuvas, no mês passado. A alta umidade é um dos facilitadores da proliferação dos criadouros do Aedes aegypti - o mosquito transmissor da doença.

O Ministério da Saúde tem orientado os governos locais para reforçarem as ações de prevenção. Os técnicos do órgão estão em Alagoas trabalhando no combate à doença. "As ações de intensificação e o esforço de mobilização devem permanecer nesses locais para que possamos chegar até junho - período que acaba a sazonalidade da dengue no Brasil - com mais tranquilidade", disse o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

O ministério atribui o aumento dos casos neste ano às fortes chuvas e ao calor, além da circulação do vírus tipo 1 da dengue. O sorotipo circulou no País na década de 90 e retornou no fim do ano passado. De acordo com o órgão, quem nasceu depois dessa década está vulnerável ao vírus porque não apresenta imunização. Segundo Coelho, mais de 70% dos casos analisados pelas autoridades foram do tipo 1.

O levantamento do Ministério da Saúde registra 227.109 notificações de casos de dengue em todo o País, de janeiro até o dia 6 de março. No mesmo período de 2009, o Brasil teve 131.872 pessoas com a doença.

Sintomas

Os sinais mais comuns da dengue são febre, dores no corpo e dor de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue raramente mata. Já a dengue hemorrágica é caracterizada por febre aguda e pode causar sangramento, ocasionalmente choque e levar à morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES