Dengue e chikungunya levam Minas Gerais a decretar situação de emergência

Foram confirmados 11.490 casos de dengue e 3.067 casos de chikungunya nas três primeiras semanas de 2024

Dengue e chikungunya levam Minas Gerais a decretar situação de emergência | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Minas Gerais decretou estado de emergência em saúde pública devido à atual situação epidemiológica das arboviroses no estado, com ênfase nas incidências de dengue e chikungunya. O decreto foi oficializado neste sábado (27) por meio do Diário Oficial de Minas Gerais.

Segundo o comunicado, foram confirmados 11.490 casos de dengue e 3.067 casos de chikungunya nas três primeiras semanas de 2024. No que diz respeito à dengue, destaca-se a predominância do sorotipo 1, porém já foram detectados casos do sorotipo 3, ausente em epidemias brasileiras há mais de 15 anos.

O decreto concede autorização ao governador Romeu Zema para adotar medidas administrativas visando conter a propagação das arboviroses, incluindo a aquisição de insumos, materiais e contratação de serviços necessários ao enfrentamento da situação emergencial.

Além disso, estabelece a criação do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, sob a coordenação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, para monitoramento e gestão da crise. A vigência do decreto está estipulada em 180 dias.

VACINAS

O Ministério da Saúde informou esta semana que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem 37 regiões de saúde que são consideradas endêmicas para a doença.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados, incluindo Minas Gerais, e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos. 

O Ministério da Saúde confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, uma das faixas etárias que concentram maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES