Dengue supera 2006 em 4 Estados do Nordeste, incluindo o Piauí

Dengue supera 2006 em 4 Estados do Nordeste, incluindo o Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O per?odo chuvoso ainda n?o terminou no Nordeste, as f?rias escolares est?o s? come?ando e quatro Estados j? registram mais casos de dengue do que em 2006. A chuva e o tempo quente ajudam na prolifera??o do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doen?a.

Nos seis primeiros meses deste ano, em rela??o a todo o ano passado, j? h? mais notifica?es de dengue na Para?ba (132%), no Maranh?o (55%), em Pernambuco (23%) e no Piau? (22%).

Apesar de n?o terem superado o n?mero de casos de dengue de 2006, as notifica?es no primeiro semestre de 2007 em Alagoas equivalem a 85% dos casos do ano passado. O Cear? j? tem 64% dos casos de 2006 e a Bahia, 63%.

O aumento de notifica?es de dengue no Nordeste acompanha o restante do pa?s, como o Sudeste, que j? passou pelo per?odo de chuvas.

Boletim do Minist?rio da Sa?de mostra que houve crescimento de 20% nos casos de dengue no Brasil de janeiro a abril de 2007, ante o mesmo per?odo do ano anterior, com 246.833 notifica?es.

Em geral, os meses de janeiro a maio concentram cerca de 60% dos casos do ano no pa?s.

No Nordeste, a concentra??o de notifica?es se estende de junho ao come?o de agosto.

Para o secret?rio de Vigil?ncia em Sa?de do Minist?rio da Sa?de, Fabiano Pimenta, o acr?scimo de casos no Nordeste se deve ao clima quente e chuvoso -que acelera o ciclo de vida do mosquito- e ? irregularidade no abastecimento de ?gua nas regi?es metropolitanas nordestinas.

"As pessoas recebem ?gua de tr?s a quatro dias por semana e t?m que acumular em ton?is, grandes criadores do mosquito.

Diferentemente de um prato de vaso de planta, um tonel tem de 50 a 200 litros de ?gua e a possibilidade de haver mais ovos e larvas ? muito maior."

No entanto, ele disse que a regi?o est? distante de uma epidemia como a que ocorreu em Mato Grosso do Sul neste ano. At? abril, o Estado do Centro-Oeste registrou 68.495 casos da doen?a.

Dengue Hemorr?gica

A varia??o mais severa da doen?a, o que leva ? febre hemorr?gica, tamb?m aumentou no Nordeste.

Bahia, Para?ba, Pernambuco e Piau? j? registram mais casos do que em 2006.

"Estamos com mais ocorr?ncias de dengue hemorr?gica porque cada vez mais brasileiros convivem com mais de um sorotipo da doen?a [s?o quatro no total]", disse Pimenta.

"Se voc? tiver dengue tipo 1 e adquirir a tipo 3, por exemplo, a chance de desenvolver a forma mais grave da doen?a ? maior", afirmou Pimenta.

No Nordeste, pelo menos 29 pessoas morreram de dengue nesse ano - 15 s? no Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES