Dengue tem impacto maior na saúde de pacientes cardíacos

Cardiologista do HCor alerta sobre os riscos em suspender medicamentos que podem aumentar a chance de hemorragia em casos da doença

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

             Os casos de dengue aumentam em todo o país. De acordo com números recentes do Ministério da Saúde, somente no estado de São Paulo, já são mais de 100 mil registros da doença este ano. O cenário preocupa, pois os casos graves podem causar mortes.

Para os pacientes cardíacos o risco é ainda maior, uma vez que o tratamento da dengue exige a suspensão de um importante medicamento o AAS (Ácido acetilsalicílico), que previne a formação de coágulos que causam infarto e angina, mas podem causar hemorragia nesses pacientes específicos caso o tratamento seja interrompido.

“Existe um grupo em situação mais crítica, que são os que passaram por uma angioplastia e usam AAS, e outras medicações associadas, para evitar a trombose do stent implantado na coronária. Nestes casos, um acompanhamento rígido é necessário para evitar problemas mais graves. Além disso, alguns pacientes, especialmente os mais idosos, podem descompensar uma insuficiência cardíaca já controlada”, explica o Dr. Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor.

            A preocupação do cardiologista se justifica, pois quando um paciente recebe um stent para desobstruir a coronária, o sistema imunológico irá atacar este corpo estranho no organismo e elevar o risco de formação de coágulos que provocariam um infarto.

“O risco é alto no primeiro ano. Depois, o sistema imunológico irá diminuir o ataque por reconhecer que o corpo estranho faz parte do organismo. Pacientes com stents precisam tomar a medicação para prevenir o entupimento da coronária e o AAS é recomendado em praticamente todos os casos”, comenta Dr. Abrão.

 

Como proceder

De acordo com Dr. Abrão, para tratar esses pacientes específicos que não podem ficar sem o AAS, algumas orientações devem ser observadas:

 

·      Cada paciente deve ser tratado individualmente devido à complexidade do caso.

·      Um ponto de atenção é a diminuição de plaquetas. A dengue promove queda de plaquetas e o AAS diminui ainda esse componente sanguíneo, aumentando o risco de hemorragia.

·      Internação do paciente vulnerável para um acompanhamento mais rigoroso.

·      Caso o paciente apresente sintomas de infarto ele já estará no hospital e o atendimento será muito mais ágil.

·      Prevenir é sempre a melhor opção. O uso de repelentes é altamente recomendado. Além disso, medidas para evitar a proliferação da dengue em água parada devem ser adotadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES