Depre prende membro da facção criminosa Bonde dos 40 em Teresina

o criminoso estava foragido desde janeiro quando fugiu após ser preso durante a Operação Codinomes realizada no dia 14 de janeiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um criminoso identificado pelas iniciais A.L da C, de 26 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (28), durante uma operação deflagrada pela Delegacia de Prevenção e Repressão ao Crime Organizado - DEPRE, no Beco da Mariquesa, no bairro Santo Antônio, na zona rural de Teresina. 

De acordo com informações da DEPRE, o criminoso estava foragido desde janeiro quando fugiu após ser preso durante a Operação Codinome realizada no dia 14 de janeiro. Ele é acusado de pertencer a facção criminosa Bonde dos 40 e envolvimento com tráfico de drogas.

A prisão foi realizada na manhã desta sexta-feira na residência da mãe dele. Durante a ação policial ele tentou fugir pulando muros e telhados da vizinhança, mas foi capturado  e conduzido para a Central de Flagrantes de Teresina, onde foi autuado pelos crimes e deve ser transferido para o sistema prisional. 

Entenda o caso

A Polícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta terça-feira, 14, Operação Codinomes para cumprir 28 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão, em ações contra o tráfico de drogas no Estado. As investigações são da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes e da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. 


A Operação foi denominada Codinomes,  e iniciou no ano de 2019, quando a DEPRE deu início às investigações de tráfico de drogas cometido por integrantes de facções criminosas em parceria com a DINT/SSP-PI e DINT-Sejus, bem como Delegacias de Polícia Civil do Piauí e Maranhão.


Durante o ano de 2019, a Delegacia de Prevenção e Repreensão à Entorpecentes- DEPRE deu início as investigações de tráfico de drogas cometido por integrantes de facções criminosas, com a parceria com a Diretoria de Inteligência – DINT/SSPPI e troca de informações com a DINT-SEJUS e outras Delegacias de Polícia Civil do Piauí e Maranhão, foram verificadas conexões entre investigados por tráfico de drogas nos Estados do Piauí, Maranhão e São Paulo sendo que suas relações convergiram para facções criminosas, sendo as principais o Primeiro Comando da Capital – PCC e o Bonde dos 40 – “B40”. Durante as investigações verificou-se que os alvos eram envolvidos direta ou indiretamente com o tráfico de drogas e que se utilizavam da facção criminosa para ter apoio, muitas vezes operacional, não só no cometimento deste crime, mas também de vários outros, como homicídio e roubos.


A OPERAÇÃO CODINOMES,  assim chamada porque os alvos utilizam-se de outros “nomes” para esconder sua verdadeira identidade, contou com o acompanhamento das investigações pelo GAECO(MP-PI) e apoio operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, Força Tarefa da SSP-PI, Delegacia Geral de Polícia Civil, POLINTER, DHPP, D.O.E/GRECO, DICAP, GPE, Delegacias de Polícia Civil da capital e região Metropolitana, BOPE-PMPI, RONE/ PMPI e DENARC/MA.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES