Depressão a doença do seculo XXI

Os efeitos da doença são mais perigosos do que aparentam.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os efeitos da doença são mais perigosos do que aparentam. Falta de sono, má alimentação, fadiga, entre outros, podem levá-lo à lona em pouco tempo

O que é invisível, silenciosa e pode acabar com a sua saúde em questão de poucos meses? Quem já passou por um estado depressivo sabe bem a resposta para a pergunta. Isso porque a doença pode desencadear uma série de problemas, que vão desde a má qualidade do sono, falhas na memória e até o desinteresse pela vida sexual (só para citar três). O lado bom é que esse distúrbio pode ser tratado, inclusive, com o auxílio de terapias naturais, como a acupuntura e a ioga (meditação). Identificá-la e procurar ajuda são os primeiros passos para sair desse estado de tristeza que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), será o transtorno mental mais comum do mundo em 2030. Para falar mais sobre o assunto conversamos com a psicóloga Ana Cristina Barros da Cunha, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ataque ao corpo

Veja outros problemas que a depressão pode causar:

? Constipação (prisão de ventre)

? Irritabilidade

? Suor excessivo

? Dor de cabeça e nas costas

Vida Natural ? Por que a depressão é considerada o mal do século?

Ana Cristina B. da Cunha ? A depressão, quando classificada como reativa, é caracterizada por um desequilíbrio do psiquismo da pessoa, causado por perdas materiais (de emprego, por exemplo) e afetivas (morte, separação, frustração). Dessa forma, fenômenos como estresse e violência, que são característicos deste século, podem ser desencadeadores desse tipo de transtorno.

VN ? Quais fatores levam a pessoa a entrar em estado depressivo?

Ana ? É importante diferenciar que a depressão pode ser reativa, como já foi falado, e endógena, quando se trata de uma mudança de humor sem um motivo aparente. Neste caso, é desencadeada por fatores associados a alterações neuroquímicas do cérebro, relacionadas ao sistema límbico (que regula as emoções). Os dois estados apresentam alterações na quantidade de neurotransmissores, como a serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias responsáveis pela ação, interesse e iniciativa de vida.

VN ? A doença vai além do humor depressivo. É verdade que ela pode prejudicar o sono saudável?

Ana ? Sim. Em qualquer um dos tipos de depressão a pessoa sofre uma alteração psíquica relacionada ao comportamento, pensamento e emoções, que causam vários sintomas, como insônia ou perda significativa de sono.

VN ? A baixa autoestima é uma das características do transtorno. Quais males isso traz à pessoa?

Ana ? Em geral, a baixa autoestima está relacionada a uma representação negativa do indivíduo sobre a própria identidade. Ele se sente incapaz de responder às exigências pessoais e sociais que são impostas, duvida da capacidade de pensar, sentir e agir de acordo com o que é exigido. Além disso, tem dificuldade de iniciar e manter relacionamentos, investir em projetos profissionais, dentre outros.

VN ? Geralmente, o depressivo busca refúgio no isolamento. Por que essa atitude agrava o problema?

Ana ? Porque assim ele reforça seu senso de baixa eficácia, autoestima diminuída, sentimentos de desconforto e de inadequação pessoal e social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES