Deputada quer explicação de ministério sobre censura a vídeo gay

Ministro da Saúde é questionado sobre vídeo gay anti-HIV.Ministro da Saúde é questionado sobre vídeo gay anti-HIV

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deverá explicar o porquê de sua pasta ter retirado do ar o vídeo contra o vírus HIV com um casal gay que foi produzido para ser veiculado durante o último Carnaval. O pedido de esclarecimentos foi feito por meio de ofício pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que destacou a importância de campanhas segmentadas na luta contra a AIDS.

Em sua mensagem, a deputada alega que ?não há, pois, como justificar a decisão do Ministério da Saúde de suspender a veiculação do vídeo da campanha de prevenção da AIDS dirigido ao público LGBT, principalmente porque tal medida contribui apenas para reforçar o sentimento de preconceito ainda fortemente arraigado em expressiva parcela da população brasileira?.

A parlamentar questiona ainda o ministro sobre gastos, previsão de público a ser alcançado pela campanha e sobre as medidas efetivas o Ministério vem implantando para reverter o número crescente de infecções pelo HIV. Confira os questionamentos dela na íntegra:

1) Que razões determinaram a retirada do ar do vídeo da campanha de prevenção à AIDS, lançada no último dia 02, que tinha como alvo o público LGBT e que deveria ser veiculado durante o período do carnaval? Houve pareceres, estudos, ou qualquer outra forma de manifestação dos órgãos técnicos competentes desse Ministério quanto à decisão de suspender a veiculação do aludido vídeo? Em caso afirmativo, encaminhar cópia do inteiro teor de tais documentos.

2) Quanto foi gasto na produção da aludida campanha e por quanto tempo os vídeos que tiveram a veiculação suspensa deveriam ser mantidos no ar, de acordo com o planejamento inicial?

3) Qual era a previsão de público a ser alcançado pela campanha? Como têm evoluído os índices de pessoas infectadas pelo vírus HIV-AIDS nos últimos dez anos no Brasil, especificando por faixa etária, sexo e orientação sexual? Em caso de incidência mais elevada entre pessoas do segmento LGBT, que medidas efetivas o Ministério vem implantando para reverter esse quadro?

4) Considerando as estatísticas disponíveis, não há necessidade da disseminação de campanhas massivas, em todos os meios de comunicação disponíveis, voltadas para conter o crescimento da AIDS, assim como para combater o preconceito e a discriminação?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES