Deputado cria projeto de lei para controle populacional de cães e gatos

O objetivo do projeto é diminuir a quantidade de animais em situação de abandono através da castração

Deputado cria projeto de lei para controle populacional de cães e gatos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O problema da superpopulação de cães e gatos é uma realidade que envolve tanto a saúde pública quanto o bem-estar animal, que sofrem de maus tratos e passam fome nas ruas, causando também acidentes de trânsito e o aumento de doenças. A esterilização é o procedimento mais seguro e eficaz para resolver esses problemas.

O Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos tem o objetivo de promover cirurgias de esterilização em todo o estado do Piauí. Vale lembrar que só neste ano, no município de Parnaíba, foram realizadas mais de 500 castrações com o apoio do pet shop Villa Pet.

“Esta ação é muito importante porque o controle de animais de rua evita acidentes, evita que os animais possam estar sofrendo, passando fome, sede”, destaca Dr. Hélio.

Deputado cria projeto de lei para controle populacional de cães e gatos - Foto: Ascom

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) será responsável por executar o projeto através de unidades móveis de atendimento, os castramóveis, que deverão circular pelo Piauí realizando os procedimentos de esterilização dos animais.

A equipe do castramóvel desenvolverá material informativo, além de outras ferramentas pedagógicas, para conscientizar a população sobre vacinação, prevenção de doenças, guarda responsável, necessidades básicas do animal, bem como informações sobre a legislação de maus tratos.

Também serão realizadas palestras educacionais sobre a adoção responsável e os benefícios da castração, além de ações educativas com tutores de animais e professores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES