Deputado do CE tenta dar título de cidadão honorário a Lewis Hamilton

Figueiredo ressaltou que Hamilton foi responsável por representar a unidade do símbolo nacional

Deputado do CE tenta dar título de cidadão honorário a Lewis Hamilton | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ANA FLÁVIA OLIVEIRA

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

A visita de Lewis Hamilton ao Brasil acelerou uma iniciativa que tramita na Câmara dos Deputados Federal para conceder ao piloto o título de cidadão honorário do Brasil. Nesta quarta-feira (13), enquanto o atleta fazia uma palestra em um evento em São Paulo, o projeto de resolução 79/2021, de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), teve parecer aprovado pela relatora e também deputada Marília Arraes (PT/PE).

A proposta, que animou Hamilton no Twitter, agora deve ser votada na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) antes de chegar ao plenário da Casa. Mas há a chance dela ir direto para análise dos deputados por meio de um requerimento, conforme explicou Figueiredo em entrevista à reportagem.

Deputado federal André Figueiredo (PDT/CE) - Foto: Reprodução

"A gente tem o mecanismo de requerimento de urgência para levarmos diretamente para o plenário da Câmara. Com a repercussão dele aqui e com o fato de ele sentir honrado com essa possibilidade [de tornar-se cidadão honorário], eu espero que a gente possa, juntamente com o presidente Arthur Lira, aprovar a urgência no plenário. Aí é combinar com o Hamilton um dia para que ele possa receber a homenagem. [...] Espero conversar com o Lira para votarmos e darmos esse reconhecimento a alguém que, literalmente, resgatou a autoestima do povo brasileiro no que diz respeito a utilização de seus símbolos nacionais", disse Figueiredo.

O deputado explicou que o símbolo corresponde à bandeira brasileira, empunhada por Hamilton logo depois da vitória no GP de São Paulo de Fórmula 1 do ano passado -o britânico da Mercedes repetiu um gesto que ficou marcado por Ayrton Senna entre os anos 80 e 90.

"Infelizmente, a bandeira do Brasil tem sido utilizada mais para dividir do que somar. A bandeira é de todos nós e o Hamilton, ao fazer o gesto que Senna fazia, conseguiu unir o povo brasileiro na emoção e na vontade de ver um Brasil vitorioso. Nada mais justo do que conceder este título. Ele se sente brasileiro e sempre homenageou muito o Senna. Essa demonstração dele hoje ao reconhecimento deste projeto mostra que ele merece", prosseguiu o pedetista, que confirmou que a ideia do projeto partiu da própria corrida em Interlagos.

Deputado do CE tenta dar título de cidadão honorário a Lewis Hamilton - Foto: Reprodução

Figueiredo ressaltou que Hamilton foi responsável por representar a unidade do símbolo nacional.

"Hoje, a gente tem uma apropriação extremamente indébita, por parte dos defensores do atual presidente, da bandeira nacional, como se fosse um símbolo exclusivo deles. A bandeira é de todos os brasileiros. A demonstração do Hamilton foi sem nenhuma conotação política. Precisamos resgatar a bandeira independente de divergências políticas", iniciou.

"Se alguém que tenha uma tendência política [tentar resgatar o simbolismo da bandeira], como eu e outros políticos, não conseguiríamos representar a unidade do símbolo nacional. E um inglês conseguiu, naquele momento, ser aplaudido por todos que estavam em Interlagos ou que estavam assistindo a corrida. Foi um orgulho de ver, através de um inglês, a unidade que Senna tão bem transmitiu, dizendo que a bandeira mostra a força do povo. Aquilo emocionou a todos nós. Se tivesse sido algum outro que tivesse posicionamento político, seria vaiado. Ele não. Ele foi aplaudido pelo Brasil inteiro porque conseguiu, com o gesto, unir o povo brasileiro em cima da bandeira."

O deputado lamentou a ausência de brasileiros no atual grid da Fórmula 1 e ressaltou a repercussão que seu projeto de resolução causou ao redor do país.

"É uma homenagem justa e que tem tido excelente repercussão, tanto nas redes quanto por parte do esporte mundial. Fazer um reconhecimento de alguém inglês, mas que faz questão de elogiar o Brasil, é o mínimo de reconhecimento", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES