Deputado do RJ quer acabar com exame da OAB

Deputado do RJ quer acabar com exame da OAB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Assembl?ia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), aprovou, nesta quarta-feira (19), a resolu??o que cria a Frente Parlamentar contra o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), proposta pelo deputado Flavio Bolsonaro (PP). A inten??o de Bolsonaro ? extinguir o Exame de Ordem, exigido pela OAB ap?s a conclus?o do curso de direito para o in?cio do exerc?cio profissional.

O parlamentar defende que, como nos demais cursos superiores, os bachar?is em direito possam exercer a profiss?o apenas com o diploma de conclus?o do curso. Ele afirma que o Minist?rio da Educa??o e Cultura (MEC) ? o respons?vel pela avalia??o dos cursos, enquanto a OAB deve se ater ?s quest?es da atividade profissional.

A OAB afirma, no entanto, que o MEC n?o tem cumprido a fun??o de fiscaliza??o e que novos cursos de baixa qualidade t?m se multiplicado no estado do Rio. Segundo a Ordem, enquanto nos Estados Unidos, existem cerca de 220 faculdades de direito, s? no estado do Rio o n?mero chega a 105. Para a OAB, a baixa qualidade dos cursos de direito ? uma amea?a ao exerc?cio da cidadania e as faculdades fluminenses est?o formando muitos profissionais despreparados. A maioria das reclama?es sobre o exame recebidas na OAB-RJ seria de pessoas que n?o passaram na prova, informou a institui??o.

Baixo ?ndice de aprova??o no exame

No 32? Exame de Ordem, realizado em 2007, participaram alunos de 30 cursos diferentes e apenas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve ?ndice de aprova??o superior a 50% dos candidatos, com 66% de aprovados. A Faculdade S?o Jos?, com 15 participantes, e o Centro Universit?rio Augusto Motta, com 134 candidatos, n?o tiveram nenhum aprovado.

Dos 1.478 alunos da Universidade Est?cio de S? que participaram do exame, apenas 196 foram aprovados, ?ndice de 13%. A Universidade Gama Filho teve 4% dos 270 candidatos aprovados. Al?m da Uerj, os melhores resultados foram da Pontif?cia Universidade Cat?lica (PUC-Rio), com 47% de aprovados, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que teve 40% dos seus participantes com notas satisfat?rias no exame.

Todos os deputados interessados ter?o o prazo de 30 dias para aderir ? frente suprapartid?ria criada por Bolsonaro, que, segundo sua assessoria, prestou o exame depois de concluir a forma??o em direito e passou na primeira tentativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES