Deputados pedem que TCE reveja decisão sobre o Carnaval

Por fim, ficou estabelecido que a solicitação dos deputados será levada para discussão na sessão plenária do TCE-PI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A medida cautelar impetrada pelo Ministério Público, por intermédio da promotora Leida Diniz e acatada pelo Tribunal de Contas do Estado, que discorre sobre a proibição do Governo repassar recursos para que os municípios realizem festas carnavalescas, teve mais um capítulo na noite da última segunda (09).

Como já havia deixado claro em plenário, o deputado Fernando Monteiro (PTB), acompanhado dos colegas Fábio Novo (PT) e Georgiano Neto (PSD), reuniu-se com o presidente do órgão fiscalizador, o conselheiro Luciano Nunes, no intuito de pedir a revogação da medida.

A argumentação adotada pelos parlamentares convergiu em torno da lei estadual que permite a destinação de recursos para a concretização da manifestação cultural.

A ação que impede a Fundac de realizar a transação, também convergiu para uma recomendação aos municípios de que evitem retiradas do Tesouro Municipal para a festividade.

Essa discussão também foi levada ao encontro, porém, o conselheiro Jaylson Lopes, que também esteve presente na reunião, esclareceu a medida, sugerindo que a matéria em questão não tem caráter proibitivo, apenas orienta os municípios com dificuldades financeiras a não realizarem eventos carnavalescos.

Sobre a polêmica, Novo defendeu a festa, orientando para a importância social do Carnaval. "A discussão pautada pelo Ministério Público é se é adequado destinar recursos para o carnaval em detrimento de outras áreas.

Mas, como sabemos, setores como saúde e educação já têm garantidos seus respectivos recursos, assim como o próprio carnaval, uma das maiores manifestações culturais de nosso povo", disse.

Por fim, ficou estabelecido que a solicitação dos deputados será levada para discussão na sessão plenária do TCE-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES