Des.José Francisco do Nascimento é homenageado em sua despedida do TJ-PI

No momento, o Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, foi escolhido para discursar acerca do magistrado em sua despedida.

KHBHJ | DTYRT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A despedida do Desembargador José Francisco do Nascimento, ocorrida na manhã desta segunda-feira (02), embora já aposentado desde junho passado, foi marcada por bastante homenagens durante a 128ª Sessão Judicial Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí. 

No momento, o Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, foi escolhido para discursar acerca do magistrado em sua despedida. Em sua fala, ele destacou sua trajetória, contribuições na justiça piauiense e trabalhos desenvolvidos. 

“Que sua passagem tão bela é tão cálida, possa se espargir nos novos magistrados, com o vigor e o fulgor de quem sabe perscrutar o interior dos sentimentos humanos mais belos e mais profundos! Sabemos que não somos insubstituíveis, mas sabemos também, que não somos iguais, que somos um misto de homens imperfeitos, mas que devemos diuturnamente buscar, mesmo com tremendos sacrifícios, a aproximação dessa perfeição tão bem desenhada é praticada a exemplo de nossos ensinamentos cristãos! Que sempre tenhamos ínsito em nós, a luta constante entre o bem e o mal, alavancando o primeiro e soterrando o segundo, porque somente assim, poderemos ser juízes comprometidos com a causa da humanidade!”, disse. 

Desembargadores Luiz Gonzaga Brandão e José Francisco do Nacimento (Foto: Reprodução)

Veja o discurso na íntegra: 

Senhor Presidente José Ribamar de Oliveira, senhores desembargadores, senhores juízes do primeiro grau, senhores servidores do Poder Judiciário, jurisdicionados de todo o Estado do Piauí, bom dia nesta manhã ensolarada de primeiro de agosto, do ano de 2021 de Nosso Senhor Jesus Cristo, fui honrosamente escolhido por esse Plenário, nos últimos dias de meu decanato, a tecer umas singelas e rápidas palavras , acerca da personalidade de um magistrado humanístico, simples, escorreito, devotado e vocacionado ao exercício da judicatura, deixando rastros de altruísticos exemplos de dignidade por onde deixou a marca de suas caminhadas na distribuição equânime da justiça, um paladino que como outros que por aqui passaram, deixaram uma cadeira 🪑 vazia, mas cheia de qualidades invisível que só o coração 💔 consegue descobrir esses mistérios da benevolência que somente a alma é capaz de mostrar por aquele que vai sentar-se nela daqui por diante: falo do des JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO; encarna a figura de JOSÉ, o pai da sagrada família; a figura de FRANCISCO, o pai dos pobres, dos desvalidos, aqueles sedentos por justiça, essa fome avassaladora que temos de nos saciarmos com a justiça plena que buscamos dentro do Evangelho.

Foi quase um decêndio  de uma convivência pacífica e amorosa com seus pares, colegas, servidores, advogados públicos e privados, membros do ministério público, exteriorizando um sorriso 😁 largo e sincero, impondo a sinceridade e a imperialidade da lei nos momentos mais cruciais dessa arte sacrossanta de julgar, sem devaneios, sem orgulho, usando o poder como um bem natural, nunca exigido, mas sempre posto aqueles  que procuram a fonte da água e do alimento da justiça para saciar suas mínimas ou máximas necessidades! 

Des José Francisco , vossa excelência se despe da toga que tanto envergou como símbolo de altivez e respeito as causas mais justas, como um andarilho em busca do néctar das flores, com a sabedoria de extirpar os espinhos cravejantes  que muitas das vezes se passam despercebidos por muitos que não sabem adentrarem ao fundo da alma humana, extraindo o que de bom existe dentro de nos outros.

 Desembargador José Francisco do Nascimento é homenageado no Pleno do TJ-PI (Foto: Reprodução/ Youtube) 

Que sua passagem tão bela é tão cálida, possa se espargir nos novos magistrados, com o vigor e o fulgor de quem sabe perscrutar o interior dos sentimentos humanos mais belos e mais profundos! 

Sabemos que não somos insubstituíveis, mas sabemos também, que não somos iguais, que somos um misto de homens imperfeitos, mas que devemos diuturnamente buscar, mesmo com tremendos sacrifícios, a aproximação dessa perfeição tão bem desenhada é praticada a exemplo de nossos ensinamentos cristãos! Que sempre tenhamos ínsito em nós, a luta constante entre o bem e o mal, alavancando o primeiro e soterrando o segundo, porque somente assim, poderemos ser juízes comprometidos com a causa da humanidade! 

É esse, o JOSÉ FRANCISCO que conhecemos, que como nos outros, temos a mesma identidade de homem interiorano, sofrido pelos percalços da nossa época de antanho, com lutas aguerridas, sacrifícios terrivelmente vencidos, com a glória da chegada, como chegam os grandes vitoriosos de uma olimpíada onde se ascende a pira do fogo 🔥 da esperança que nunca se apaga! 

Ditas essas palavras que emanam do fundo de nossas almas, todos queremos agradecer essa feliz convivência que nos familiarizou fortemente com a corrente inquebrantável da saudade, passaremos de forma sucinta, a enumerar seus dados biográficos nessa corrida pelo tempo até chegar aos dias de hoje!

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES