Adolescente morre após a demora na transferência para o Hospital São Marcos

A jovem tinha um tumor no nariz e estava há um mês no Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Emocionado, pai lamenta a demora e chora pela morte da filha | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A intervenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não foi o suficiente para salvar a vida da jovem Rafaela, 16. Os maiores vilões: a burocracia e a falta de sensibilidade. Nesta segunda-feira, 17, a adolescente veio a óbito.

A jovem tinha um tumor no nariz e estava há um mês no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) à espera de autorização para ser transferida para o Hospital São Marcos, onde receberia tratamento adequado.

O seu pai, Epifânio, teve que recorrer à imprensa para obter o que era essencial para sua filha: o tratamento de saúde para o seu caso. Ele relatou o seu drama no telejornal Agora, no último dia 7 de março, sexta-feira. A direção do hospital se recusou receber sua filha para o tratamento, disse ele durante a entrevista.

Ainda no dia 7, Rafaela, que já tinha feito quatro tomografias, duas ressonâncias, três biópsias, foi transferida para o Hospital São Marcos. Nesta segunda-feira, 17, após quatro dias, a jovem morreu. A pergunta dos familiares é: ?quantas pessoas ainda vão morrer pela falta da atenção das autoridades do Piauí??

Dos exames feitos, o resultado de uma biópsia ainda está por ser entregue à família.

A secretária da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Rosângela Maza, considera que a demora na transferência complicou o estado de saúde de Rafaela. ?Infelizmente essa transferência poderia ter sido resolvida administrativamente, o que não ocorreu?.

Rubenita Lessa, presidente da Comissão, afirma que não houve a participação do estado como deveria existir. ?O estado não assistiu como deveria. Foi uma luta muito grande administrativa e judicialmente, contudo, o que me chamou a atenção foi a situação do Sr. Epifânio. A Rafaela não teve o direito de receber uma preparação adequada para o seu corpo. A viagem para o seu município dura sete horas e o corpo dela não teria condições de segurar sem o preparo adequado.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES