Descobridor do vírus HIV, Luc Montagnier, morre aos 89 anos em Paris

Virologista liderou a equipe que identificou o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Descobridor do vírus HIV, Luc Montagnier, morre aos 89 anos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O virologista francês Luc Montagnier, que ganhou o prêmio Nobel de medicina por descobrir o HIV, morreu aos 89 anos, informou à agência France Presse o prefeito de Paris, cidade na qual o pesquisador estava hospitalizado.

Montagnier liderou a equipe que identificou o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O anúncio de sua morte foi feito nesta quarta-feira (10) nas redes sociais.

Descobridor do vírus HIV, Luc Montagnier, morre aos 89 anos- Foto: Reprodução

Segundo a imprensa francesa, Luc Montagnier morreu no hospital americano de Neuilly-sur-Seine, em 8 de fevereiro, “na presença de seus filhos”.

O Nobel pela descoberta do HIV foi concedido em conjunto para Montagnier e o pesquisador Françoise Barré-Sinoussi. À época da premiação, havia uma disputa sobre quem era realmente o descobridor do vírus. O Nobel foi visto como reconhecimento a Montagnier na polêmica sobre a descoberta, feito atribuído por mais de uma década ao americano Robert Gallo.

De acordo com a agência EFE, os dois selaram a paz anos mais tarde para unirem esforços na luta contra a aids, depois que Gallo admitiu que Montagnier realmente descobriu o HIV.

O papel de Montagnier e Barré-Sinoussi é reconhecido no mundo científico, apesar dos inquestionáveis méritos da equipe de Gallo, entre outras coisas, na demonstração definitiva de que o HIV é o causador da Aids, como reconheceu, sem citá-los diretamente, o Instituto Karolinska.

Montagnier e Gallo dividiram em 2000 o Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica por seus trabalhos sobre o HIV, e os dois, assim como Barré-Sinoussi, e continuaram trabalhando em um novo desafio: o desenvolvimento de uma vacina.

Polêmica sobre vacinas

Nos últimos anos, o pesquisador esteve envolvido em polêmicas devido a declarações controversas e sem comprovações científicas. Em maio do ano passado, o virologista disse em uma entrevista que as vacinas seriam responsáveis pela criação de novas variantes do coronavírus.

Suas declarações - sem nenhum amparo na ciência - foram alvo de checagens por agências em todo o mundo. Todas concluíram que suas premissas são completamente falsas. A partir da declaração, outros boatos sobre a pandemia envolvendo o nome de Montagnier foram criados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES